Câmara aprova abono fardamento, item da pauta de reivindicações do Sindicato de Uberaba
Há 30 anos defendendo os interesses dos servidores, ontem (5), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) contabilizou mais uma importante conquista. Item da pauta de reivindicações de 2019, o abono fardamento para a Guarda Municipal foi aprovado pela Câmara de Vereadores.
A sessão que abriu os trabalhos legislativos no segundo semestre contou com as presenças do presidente e do vice-presidente do SSPMU, respectivamente, Luís Carlos dos Santos e Carlos Humberto Costa.
De acordo com o Projeto de Lei 186/2019, de autoria do Executivo, o abono se destinará ao custeio das peças básicas de uniforme, necessárias ao desempenho das atribuições funcionais dos guardas municipais. O abono será pago da seguinte forma: R$ 3.704,56 no mês de ingresso do servidor e R$ 1.667,05 na data natalina do GM, independentemente do grau hierárquico.
Os itens que compõem o uniforme devem ser adquiridos pelo próprio servidor em estabelecimentos previamente credenciados pela Secretaria Municipal de Defesa Social, que também é responsável por estabelecer os parâmetros básicos para confecção e comercialização dessas peças.
Já o Projeto de Lei Complementar 18/2019, também de autoria do Executivo, fixou valor mensal a ser pago aos candidatos ao cargo de guarda municipal, durante o curso de formação. Pagamento, a título de bolsa, será equivalente a um salário mínimo.
“A gente trabalha, luta muito pela defesa da categoria. É gratificante ver nosso esforço se transformar em realidade. Agradecemos a Prefeitura e o secretário Wellington (Cardoso Ramos, Defesa Social) pelo envio desses projetos para a Câmara e também aos vereadores, pela aprovação”, disse o presidente do SSPMU.
Texto: Renata Gomide , Assessoria de Imprensa – SSPMU