Após proposta de acordo, categoria decide suspender a Greve e retornar ao trabalho em Janaúba
Os Servidores Públicos Municipais de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, que estavam em Greve desde o dia 4 de Julho decidiram suspender o movimento e retornar ao trabalho a partir de amanhã (18).
A decisão foi tomada na assembleia de hoje (17) à tarde na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindjana). Antes da assembleia, uma comissão de vereadores liderados pelo presidente da Câmara Municipal, Pastor Valter, reuniram com a presidente do Sindicato, Marilea Barbosa Ribeiro, com a advogada do Sindjana, Dra. Patrícia Santos Dutra, e do presidente da Feserp-MG, Cosme Nogueira, o qual está em Janaúba acompanhando e intermediando o impasse.
Na reunião ficou acordado que a Câmara Municipal vai elaborar e aprovar um projeto de lei ajustando a jornada de trabalho para 36 horas semanais, motivo maior que determinou a deflagração da Greve e também foi agendado uma reunião para amanhã (18) às 11 horas da manhã, entre a direção do Sindicato com o Secretário de Fazenda, Administração e Recursos Humanos, Alvimar Alves, para discutir a questão dos dias parados e outras pendências.
Marilea destacou a importância da Greve e os avanços obtidos como a notificação do Ministério Público do Trabalho que determinou um prazo de 20 dias para que a Prefeitura apresente toda documentação referente a política de segurança do trabalho assim como a imediata regularização das anormalidades nas condições de trabalho dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba. Marilea estava muito emocionada e afirmou que não é fácil lutar pelos direitos dos trabalhadores principalmente dos mais humildes, e se for preciso fará coleta de alimentos na cidade para que ninguém passe necessidade caso não haja acordo na reposição dos dias parados. Cosme Nogueira elogiou o movimento, parabenizando a direção do Sindicato pela conduta ética e agradeceu o apoio da Câmara Municipal.