Com a presença da Feserp-MG, Sindicato de Janaúba realiza mediação no Ministério Público do Trabalho sobre greve dos Servidores
O presidente da Feserp-MG, Cosme Nogueira, participou nessa tarde (16), na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, da reunião de mediação no Ministério Público do Trabalho referente a greve dos servidores públicos municipais de Janaúba.
Estiveram presentes além do presidente da Federação, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindjana), Marilea Barbosa Ribeiro, a advogada da entidade, Dra. Patrícia Santos Dutra, a representante dos servidores da limpeza urbana, Sirleide Silva dos Santos, o secretário de Fazenda, Administração e Recursos Humanos, Alvimar Alves Cardoso Filho, e a procuradora do município de Janaúba, Dra. Fabíola Barros de Queiroz. A reunião foi mediada pelo procurador do Trabalho, Dr. Túlio Mota Alvarenga.
Durante a mediação, a advogada do Sindjana explanou sobre toda a precariedade que passa os servidores públicos municipais de Janaúba, como falta de equipamentos segurança, o não pagamento do adicional de insalubridade, o não fornecimento de Vale-transporte e o aumento da carga horária de trabalho de 36 para 40 horas semanais.
Os representantes da Administração alegaram empecilhos burocráticos referente ao processo licitatório e a queda da arrecadação do município como justificativa, o que foi retrucado pela presidente do Sindicato.
Cosme relatou para o procurador que no ano passado os servidores de Janaúba entraram em greve, e naquela ocasião foi celebrado um acordo com a Administração e muitas coisas acordadas não evoluíram. O Procurador do Trabalho notificou o município a apresentar todos os documentos relacionados a segurança do trabalho e encerrou a reunião sem que se chegasse a um acordo. O presidente da Feserp-MG vai permanecer na cidade de Janaúba para contribuir na construção de uma saída para o empasse.
Uma assembleia está agendada para o dia 17.