Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Presidente do Sindicato de Conceição de Ipanema, Leusio Silva, faz uma palestra sobre a Reforma da Previdência

A audiência pública na Câmara dos vereadores de Conceição de Ipanema MG, foi realizada no dia de 29 de Março.

Conceição do Ipanema 05.04.2019

Atendendendo ao convite feito pelo presidente da Câmara Municipal de Conceição de Ipanema, Odair José Alves Emidio, ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Leusio Silva, participou e palestrou sobre a Reforma da Previdência, o sindicalista fez uma ampla explanação sobre a PEC 6/2019.

Os principais pontos citados por Leusio, foram a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, o tempo mínimo de 20 anos de contribuição e 40 anos de contribuição para ter direito ao benefício integral.

Com a presença do vereador e também presidente do Sindicato Rural de Conceição de Ipanema, João Batista Ferreira de Souza, Leusio expôs a situação dos trabalhadores rurais na nova Previdência, como a alteração na idade de contribuição, sendo homens e mulheres contribundo até os 60 anos para se aposentarem.

Leusio apresentou aos presentes a grande redução de benefícios na atual proposta de Reforma, como no Benefício de Prestação Continuada (BPC): idade mínima passa dos 60 anos para os 70. As pensões por morte também sofrerão uma redução: 60% da media salarial mais 10% por dependente adicional para trabalhadores dos setores públicos e privado. Pensões por invalidez também serão ajustadas: 60% da média salarial até 20 anos de contribuição mais 2% por excedente. O presidente do Sindicato destacou a redução do número de trabalhadores pelo PIS, cujo pagamento de um salário mínimo será efetuado apenas para quem recebe o mesmo valor salarial.

Para Leusio, a Previdência proposta pelo governo federal fere direitos adquiridos pelos trabalhadores do setor público, que ao criar o sistema de capitalização, a contribuição dos trabalhadores vai parar nas mãos do sistema financeiro, sendo uma privatização da Previdência Social.

Na avaliação de Leusio, a população presente na reunião passou a se interessar profundamente sobre o tema, tanto que outras atividades no intuito de conscientizar a sociedade já estão sendo planejadas.

Para o presidente da Feserp-MG, Cosme Nogueira, atividades como essa em Conceição de Ipanema devem se espalhar por todo o estado de Minas Gerais e pelo Brasil. Cosme parabenizou a iniciativa do Sindicato, e a desenvoltura do presidente Leusio. A Feserp-MG está orientando todos os seus sindicatos filiados a realizarem eventos no sentido de esclarecer a população sobre as ameaças que a Classe Trabalhadora está sofrendo com essa poposta do governo federal.