Sindicato de Ipanema protocola denúncia contra prefeito na Câmara Municipal
Em Ipanema, no leste de Minas Gerais, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais protocolou no dia 25 de março várias denúncias contra o prefeito, Walter Paulo de Oliveira, que não está cumprindo com as obrigações constitucionais.
A denúncia foi protocolada pelo presidente do Sindicato, Erlon José de Carvalho, que menciona como justificativa da denúncia o não reajuste dos salários dos servidores públicos, que estão vinculados ao reajuste do Governo Federal, são trabalhadores e trabalhadoras que recebem o salário mínimo, desse modo, quem se encontra dentro desta faixa salarial, está recebendo abaixo do salário mínimo, pois o salário base de 2019 é de 998 reais, e os servidores estão recebendo apenas 937 reais, sendo essa atitude incostitucional, pois o salário mínimo é previsto em lei.
Erlon ainda protocolou outra denúncia relacionada ao não reajuste dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, ACS e ACE. O piso salarial desta categoria é de 1250 reais, mas eles estão recebendo 1014 reais. Outra irregularidade cometida pela gestão atual, está afetando diretamente os professores, pois o piso salarial do Magisterio não foi reajustado desde 2017, causando com isso grandes danos a categoria.
Erlon destaca também outra grave denúncia contra o prefeito, se trata do Decreto 276 publicado no dia 2 de Janeiro de 2019, que reajustou o salário do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários. Segundo Erlon, é uma prova clara de favorecimento em causa própria, pois se não tem dinheiro para reajustar os salários dos trabalhadores e trabalhadoras, como pode sobrar verba para reajustar o salário dos gestores? Segundo o presidente do Sindicato, isso é um abuso de poder, e uma total falta de respeito com os servidores da Prefeitura e com o povo de Ipanema.
Uma insatisfação tomou conta da cidade, e agora a responsabilidade está nas mãos dos vereadores em aceitar ou não as denúncias, e caso sejam aceitas, poderão se tornar argumentos fortes para um possível pedido de impeachment do prefeito, relata o presidente do Sindicato.
O presidente da Feserp-MG, Cosme Nogueira, enalteceu a coragem da Direção do Sindicato na pessoa do presidente Erlon, e afirmou total apoio da Federação para os servidores de Ipanema, e considerou essa postura do Executivo uma demonstração clara da falta de compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras que em sua grande maioria recebem baixos salários, e com a população que paga os impostos. Cosme espera que a Câmara Municipal acate as denúncias, e que as irregularidades sejam equacionadas.