Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Demitido injustamente, presidente do Sindicato de Verdelândia consegue na Justiça reintegração ao cargo

(Verdelândia – MG) – Demitido em setembro, por “ousar” criar um sindicato para defender os trabalhadores em Verdelândia, Wagner Ribeiro Fernandes (foto) foi reintegrado ao cargo, a mando da Justiça. Na decisão, o juiz Ériton José Sant’Ana Magalhães, da Comarca de Janaúba, classificou o processo administrativo do qual o sindicalista foi vítima e que determinou sua demissão como “eivado de vícios e nulidade”.  À época, a advogada de Wagner Fernandes, já chamava atenção para isso: “Não há dúvidas que a medida da Administração Municipal configura uma prática antissindical. O servidor em questão não recebeu nenhuma advertência, verbal ou escrita, e a Comissão que o julgou começou de forma irregular, não tinha os três servidores efetivos como reza o estatuto. Mesmo com todos esses vícios no processo ele foi afastado”, argumentava a advogada Patrícia Dutra.

“Primeiro eu queria agradecer a Deus, pois creio que tudo é permissão Dele. Depois a minha advogada, a toda a diretoria do Sindicato e os filiados da entidade e a FESERP-MG, que sempre estiveram do meu lado. Depois de quatro meses afastado do meu cargo, injustamente, volto ao trabalho com a disposição de continuar a luta e contando com todos”, disse Wagner Fernandes.

Quando foi injustamente afastado de suas funções, Wagner Fernandes tinha sido recém-eleito primeiro presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Verdelândia (SINDIMUVER), culminando uma sintomática coincidência de datas em torno dos acontecimentos: ele organizou a assembleia de fundação do Sindicato em fevereiro e foi acusado de não cumprir uma ordem de serviço em março; em maio saiu o edital da criação da entidade e a comissão do processo administrativo começou a atuar; em 28 de agosto o SINDIMUVER foi oficializado e 20 dias depois o presidente do Sindicato foi afastado de suas funções na Prefeitura.

“Wagner e aqueles que o defenderam estão de parabéns por essa vitória na Justiça. Uma vitória que é de todo o sindicalismo. A organização sindical é prevista em lei tem que ser exercida em sua plenitude e nós da FESERP-MG sempre defenderá esse preceito”, afirmou o presidente da Federação, Cosme Nogueira.

Wagner verdelândia 2