Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Breve Retrospectiva de 2018 X – Outubro: Eleições e atitudes propositivas

No dia 9, o então secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso (SEMPRE-SUDOESTE), Rildo Domingos, foi eleito o novo presidente da entidade, em substituição a Rejane Tenório (que continua no Sindicato, no cargo de tesoureira). Ele encabeçou a chapa única que obteve 83,33% dos votos e vai cumprir mandato até 2022 – na foto 1, Rildo é o segundo, da esquerda para a direita, na primeira fila.

No Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João Nepomuceno (SISEP-SJN), também no dia 9, foi eleito o professor Jam Mariano Mota, que toma posse em janeiro. O processo eleitoral foi coordenado pelo atual presidente Fabrício Oliveira Florentino (na foto 2, à direita – ele não concorreu à reeleição)

Em Três Corações, sob o emblemático lema da “União e da Perseverança”, a atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERP-TC) foi reeleita, em eleições realizadas no dia 17. Lúcia Maria Felipe (foto 3) vai, portanto, comandar a entidade por mais cinco anos.

Em Cambuquira, uma demanda que chama a atenção: a revisão do Estatuto do Servidor. O documento, escrito em um português pré-reforma ortográfica e assinado (com caneta tinteiro) pelo prefeito da época, data de 15 de outubro de 1953 – completou, portanto e recentemente, 65 anos. Tarefa para a recém-reeleita presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDICAM), Claudia Helena Soares – na foto 4, com o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) Agnaldo Jailson de Almeida, durante visita no dia 18.

Em São Lourenço, para enfrentar os atuais momentos de dificuldades pelos quais passam as entidades sindicais, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDPUB) resolveu investir em informação e na busca por novos filiados, fazendo reuniões em vários setores da Prefeitura e intensificando as visitas às cidades da base. Tudo coordenado pelo presidente do SINDPUB, Luiz Carlos Batista (na foto 5, com o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), Ivan Expedito Catarina e Agnaldo Jailson de Almeida, em encontro no dia 18.

Em Cruzília, em outubro, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Mantiqueira (SISMANT), Luiz Claudio Ferreira Maciel, comemorou o processo de consolidação da “Drogaria SISMANT – Farmácia do Servidor”. O empreendimento, inaugurado em março, vende medicamentos a preço de custo aos servidores filiados ao SISMANT – que engloba o funcionalismo das cidades de Aiuruoca, Cruzília, Heliodora e Natércia – e também à população desses quatro municípios, beneficiando especialmente os aposentados, que gastam uma boa parte de seus vencimentos com medicamentos. Na foto 6, Luiz Claudio Maciel com o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), Ivan Expedito Catarina e Agnaldo Jailson de Almeida.

A “Semana do Servidor”, entre os dias 22 e 26 de outubro, não passou em branco no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (SINDISETO), que promoveu para o servidor filiado atividades no período, com coquetel todos os dias e sorteio de prêmios (fotos 7, 8 e 9) no último dia.

Em Várzea da Palma, os professores da rede municipal de ensino entraram em greve (foto 10), contra o não pagamento do salário integral de setembro e atrasos constantes e parcelamentos, desde junho, na quitação dos salários. E a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDIPALMA), Vanessa Lúcia da Silva, avisou: “Toda vez que os salários não forem depositados integralmente até o quinto dia útil do mês subseqüente uma nova greve se inicia”.

Em Lavras, graças ao trabalho consistente da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISPMUL), presidido por Euisles “Willian” Rodrigues, o funcionalismo local (incluindo inativos e aposentados) recebeu a revisão geral anual nos salários, de 1,87% e retroativo a janeiro de 2018. Não satisfeitos, os diretores do SISPMUL foram, no dia 29, à vizinha Itumirim, para dar apoio aos servidores da cidade, sem salários, na ocasião, há dois meses (foto 11).

No último dia do mês de outubro, diante dos constantes atrasos nos salários, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso (SEMPRE SUDOESTE) resolveu tomar uma atitude propositiva. Através das comissões setoriais (formadas na base do Sindicato) foi elaborado um documento com sugestões de medidas para corte de gastos na Administração Municipal. O relatório foi protocolado na Prefeitura (foto 12).

retrospectiva 2018 outubro ss.paraisoretrospectiva 2018 outubro sj nepomucenoiretrospectiva 2018 outubro três coraçõesretrospectiva 2018 outubro cambuquirairetrospectiva 2018 outubro São Lourençoretrospectiva 2018 outubro cruziliaretrospectiva 2018 outubro Teófilo Otoni 3 retrospectiva 2018 outubro Teófilo Otoni 2 retrospectiva 2018 outubro Teófilo Otoniretrospectiva 2018 outubro Varzea da palmaretrospectiva 2018 outubro lavrasretrospectiva 2018 outubro ss.paraiso 2 jpg