Breve Retrospectiva de 2018 IX – Setembro: Atrasos nos salários levam a greves e protestos
Os atrasos sistemáticos nos salários – um desrespeito que “assombrou” os servidores no ano, principalmente no segundo semestre – produziu, em setembro, greves e protestos em Águas Formosas, Crisólita, Uberaba e Várzea da Palma.
Em Várzea da Palma, Indignados, entre outras coisas, com o parcelamento dos salários, prática que vinha desde junho, os servidores da rede municipal de ensino, coordenados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIPALMA-NORTE/MG), boicotaram, no dia 7, o tradicional Desfile Cívico em comemoração à independência do país, promovido pela Prefeitura.
Em Crisólita, por conta de um novo atraso no pagamento dos salários, os educadores da rede municipal de ensino fizeram uma nova greve e deixaram as salas de aulas vazias (foto 1) – a exemplo do que já ocorrera em agosto. A paralisação de setembro começou no dia 11 e durou 13 dias. Eles voltaram ao trabalho no dia 24, após a Prefeitura ter creditado o pagamento integral dos salários e depois de uma Assembleia (foto 2).
Greve também, iniciada no dia 12, em Águas Formosas (foto 3), dos servidores da Educação, professores e motoristas, em razão da irregularidade no pagamento dos salários, desde julho. Os trabalhadores só voltaram ao batente após uma reunião com o prefeito Alfeu Oliveira Amador Filho (PR), realizada no dia 21 (foto 4)
Em Uberaba, representantes dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais (SSPMU) e dos Educadores do Município (SINDEMU) protocolaram, no dia 14, uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual com pedido de liminar para que a Prefeitura efetue o pagamento dos salários do funcionalismo em dia – na foto 5, os presidentes do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, e do SINDEMU, Bruno Ferreira da Silva.
Em Belmiro Braga, apoiados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matias Barbosa e Região (SINSERPU-MB), os servidores locais exigiram a realização de eleição para o Conselho de Administração do Fundo Previdenciário do funcionalismo local. Um abaixo-assinado com essa reivindicação foi entregue ao Ministério Público de Minas Gerais no dia 14.
Em Cambuquira, a atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDCAM), Claudia Helena Soares (foto 6), foi reeleita, no dia 18. A chapa recebeu todos os 111 votos das pessoas que comparecem ao pleito.
No dia 19, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora (SINDIPIRA) firmou mais um convênio para beneficiar o servidor filiado. Dessa vez uma parceria firmada com o SICOOB, que possibilita a abertura de conta salário ou conta corrente e a chance da portabilidade do pagamento para a Cooperativa – na foto 7, da esquerda para a direita, a diretora Financeira do SINDIPIRA Leide Maria de Souza Ribeiro, a assessora do SICOOB Raiana Moraes do Nascimento, a presidente do Sindicato Ernaldina “Dina” Sousa Silva Rodrigues e a gerente de Relacionamento da cooperativa Gisely Ferreira de Souza.
Em Esmeraldas, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERVES), Valéria Maria Lemos Gaspar e Ferreira, concluiu, em setembro, a reforma da sede da entidade: novos banheiros, pintura, letreiros e um belo jardim na entrada (fotos 8 a 11) – melhorias que custaram R$ 9,6 mil.
Ainda em setembro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Mantiqueira (SISMANT) – que engloba o funcionalismo das cidades de Aiuruoca, Cruzília, Heliodora e Natércia e é presidido por Luiz Claudio Ferreira Maciel (foto 12) – conseguiu mais vitórias na Justiça, beneficiando os servidores de Cruzília. A primeira causa ganha diz respeito à revisão geral anual dos salários de 2017 e o segundo triunfo garantiu aos professores da rede municipal de ensino o recebimento, corrigido monetariamente, das diferenças salariais entre o que eles receberam efetivamente e o piso nacional do Magistério entre janeiro e junho de 2012.
No mês, a FESERP-MG incorporou mais um filiado em suas fileiras: o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Verdelândia (SINDIMUVER), criado a partir de uma assembleia (foto 13) realizada em fevereiro e oficializado em agosto. O primeiro presidente da entidade é Wagner Ribeiro Fernandes.
Em Janaúba, uma vitória dos departamentos jurídicos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIJANA) e da FESERP-MG, que conseguiram na Justiça a devolução dos dias descontados de cerca de 100 grevistas (paralisação de agosto).