Breve Retrospectiva de 2018 VII – Julho: Marcas históricas e resistência diária
O destaque do mês foi a comemoração, no dia 22, dos 30 anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Servidores Municipais de Ponte Nova (SINDSERP) – um marco extraordinário, principalmente se levar em conta o fato de que naquele julho de 1988, a atual Constituição brasileira ainda não havia sido promulgada e, dessa forma, os servidores públicos só tinham direito de se organizarem em associações.
No início do mês, o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (SINTSEPMI) reabriu as portas da Clínica Odontológica do Servidor (foto 1)
No dia 3, atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijaci (SINDSMI), tendo à frente a presidente Adrienne Alvarenga, foi reeleita para mais um mandado, até 2022. A posse (foto 2) foi no dia 17.
No dia 13, os vereadores de Juiz de Fora aprovaram a Mensagem da Prefeitura com o acordo relativo à campanha salarial de 2018. Com isso ficou assegurada a recomposição salarial de 2,95%, correspondente ao IPCA do período. Dos vereadores presentes, apenas Charles Evangelista (PSL) votou contra. Boa parte da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) e o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, se fizeram presente na sessão da Câmara (foto 3). Além do IPCA do período, o acordo entre o SINSERPU-JF e a Administração Municipal, aprovado pela categoria em Assembleia, previu melhorias graduais por seleções internas e reajuste de 4,3% no ticket alimentação.
Em Manhuaçu, em reunião ordinária no dia 18, o Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Municipal (SINTRAM) aprovou por unanimidade as contas da entidade, gestão de Jaime “Jaiminho” Rodrigues Ferreira (foto 4).
Aproveitando a tradição do mês, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso promoveu, no dia 20, o Arraiá do Servidor, já em sua nona edição (foto 5). E uma semana depois (no dia 27, portanto), o SEMPRE-SUDOESTE firmou uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia da cidade, facilitando o acesso dos servidores sindicalizados aos serviços de saúde oferecidos pela instituição (foto 6).
Durante o mês de julho, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), presidido por Luís Carlos dos Santos (foto 7), continuou a resistência contra o anunciado reajuste, de 11% para 14%, na alíquota da contribuição previdenciária do funcionalismo ao IPSERV – o Instituto de Previdência da categoria.
Resistência também em Juiz de Fora. Diante da ameaça velada da AMAC (Associação Municipal de Apoio Comunitário – ligada à Prefeitura de Juiz de Fora) de acabar com o vale alimentação de seus funcionários, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERPU-JF) mobilizou a categoria para suspender as atividades e protestar, caso a medida arbitrária fosse colocada em prática.