Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Breve Retrospectiva de 2018 V – Maio: Mês do Trabalhador e de lutas

O mês começou com o Primeiro de Maio, data máxima dos trabalhadores e dia de lutas – mais do que nunca em 2018, ano marcado pelo desrespeito aos direitos trabalhistas.

Em Juiz de Fora (foto 1) o Ato foi marcado pelos discursos contra o golpe (o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff/PT), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva/PT, a Reforma Trabalhista e as medidas do governo de Michel Temer (MDB).

Em São Sebastião do Paraíso teve festa, mas também protestos e prestação de contas e de serviços pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais local, o SEMPRE-SUDOESTE, com a presença do presidente da FESERP-MG e da seccional Minas Gerais da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Cosme Nogueira (foto 2).

Em Teófilo Otoni teve lazer (com a realização da II Corrida Rústica promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais/SINDISETO – foto 3), mas principalmente preparativos para a paralisação geral dos servidores no dia seguinte – que aconteceu (foto 4) pelo mesmo motivo do movimento de 23 de abril: protestar contra a morosidade da Administração Municipal em negociar as pautas relativas à Campanha Salarial 2018.  A novidade foi o início da “Operação Tartaruga” (diminuição do ritmo de trabalho) empreendida pelos profissionais da Educação. No dia 7, os servidores foram à Câmara (foto 5) pedir apoio aos vereadores para as reivindicações contidas na Campanha Salarial 2018. Sem respostas satisfatórias da Prefeitura, os trabalhadores paralisaram novamente as atividades nos dias 23 (foto 6) e 24 (foto 7)

Entre os dias 2 e 5, o presidente da FESERP-MG Cosme Nogueira (foto 8) participou, em Belo Horizonte, do XIX CONAMAT – Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, com discussão de temas de grande relevância, principalmente em torno da Reforma Trabalhista.

 No dia 2 foi empossada a nova diretoria (foto 9) do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Catuji (SINDSCATU), escolhida nas eleições de 22 de abril.

No dia 9, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) confirmou a legitimidade da greve dos servidores públicos municipais de Pirapora, realizada entre os dias 19 de março e 18 de abril. Ato contínuo, a desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto homologou o acordo entre o Sindicato dos Servidores (SINDIPIRA) e a Prefeitura de Pirapora – na foto 10, o assessor jurídico da FESERP-MG Eldbrendo Monteiro, a presidente do Sindicato Ernaldina “Dina” Sousa Silva Rodrigues e o diretor financeiro adjunto do SINDIPIRA Roney Pereira da Silva.

Em Janaúba, aconteceu, no dia 17, a primeira reunião (foto 11) da Comissão de Negociação Permanente – uma conquista da greve de março. Participaram representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba/SINDIJANA (presidente Marilea Ribeiro, Aline Cândida Braga, Paulo Henriques, Eldon Oliveira das Neves e Patrícia Santos Dutra) da Prefeitura (assessora jurídica Neide Lacerda) e da Câmara (vereadores Paulo Roberto “Pauleca” de Oliveira, José Tarcísio Mendes e Pastor Walter Percidio de Jesus)

Durante todo o mês de maio, diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), liderados pelo presidente Luís Carlos dos Santos, empreenderam uma “peregrinação” pelos locais de trabalho (fotos 12,13 e 14), em corpo a corpo com os servidores. O bate-papo girou em torno das ações do Sindicato em prol da categoria e das parcerias e serviços oferecidos aos sindicalizados. Ao final de cada visita, acontecia sorteio brindes entre os servidores filiados, sendo possível fazer a filiação ao Sindicato durante a conversa.

Paralelamente, o SSPMU se uniu aos outros dois sindicatos que representam os servidores de Uberaba para tratar da proposta de revisão do plano de custeio do IPSERV, o Instituto de Previdência da categoria – Na foto 15, da esquerda para a direita, Bruno Ferreira (Sindicato dos Educadores do Município – SINDEMU), Jasminor Francisco Costa (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviço de Esgoto – SINDAE) e Luís Carlos dos Santos (do SSPMU)

Ainda em maio, O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) divulgou um levantamento que mostra que 68,2% das prefeituras de Minas Gerais (582 em 853) não cumprem a lei que criou o piso salarial nacional para os professores da rede pública.

Também em maio “estourou” a Greve dos Caminhoneiros, movimento que ganhou o apoio, na primeira hora, da FESERP-MG (foto 16) e da seccional mineira da CSB – inclusive com uma Nota de Repúdio à decisão do Governo de usar forças federais contra os grevistas e a criação de um comitê de apoio e solidariedade aos caminhoneiros em greve.

Algumas entidades ligadas à FESERP-MG, como o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso (SEMPRE-SUDOESTE) também agiram nesse sentido e, no final do mês, levaram café da manhã a um acampamento de caminhoneiros nos arredores da cidade (fotos 17 e 18).

retrospectiva maio 2018 Juiz de Foraretrospectiva maio 2018 São Sebastião do Paraísoretrospectiva maio 2018 Teófilo Otoniretrospectiva maio 2018 Teófilo Otoni 2retrospectiva maio 2018 Teófilo Otoni 3retrospectiva maio 2018 Teófilo Otoni 4retrospectiva maio 2018 Teófilo Otoni 5retrospectiva maio 2018 Belo Horizonteretrospectiva maio 2018 Catujijpgretrospectiva maio 2018 Piraporaretrospectiva maio 2018 Janaúbajpgretrospectiva maio 2018 Uberaba 2 retrospectiva maio 2018 Uberaba 1retrospectiva maio 2018 Uberaba 4retrospectiva maio 2018 Uberaba 3retrospectiva maio 2018 caminhoneirosretrospectiva maio 2018 São Sebastião do Paraíso 3 retrospectiva maio 2018 São Sebastião do Paraíso 2