Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Breve Retrospectiva/2018 II – Fevereiro: Manifestações em defesa da AMAC e contra a Reforma da Previdência

Fevereiro foi marcado por duas grandes manifestações em Juiz de Fora, uma em defesa da AMAC ((Associação Municipal de Apoio Comunitário) e a outra contra a Reforma da Previdência. No quinto dia do mês, o presidente da FESERP-MG e da seccional mineira da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Cosme Nogueira, se juntou a diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) para participar de uma reunião (foto 1) sobre o processo de Chamamento Público – uma medida da Prefeitura de Juiz de Fora causou muita polêmica na cidade por modificar os trâmites da Política Social do município e prejudicar os usuários e as tradicionais prestadoras desse tipo de assistência, entre elas a AMAC.

Dois dias depois (no dia 7, portanto) uma nova reunião (foto 2), com representantes de várias dessas entidades de assistência social da cidade debateu a melhor maneira de pedir a anulação dos editais de Chamamento Público. Decidiu-se também por uma grande manifestação no dia 22. Neste dia, com paralisação das atividades, ato público e passeata (foto 3), os trabalhadores em assistência social de Juiz de Fora, principalmente os funcionários da AMAC, apoiados pela FESERP-MG e CSB, mostraram sua força e pediram a demissão do secretário de Assistência Social de Juiz de Fora, Abraão Gerson Ribeiro – fato que ocorreu, posteriormente.

A famigerada Reforma da Previdência, proposta pelo Governo de Michel Temer, também foi alvo de protestos em Juiz de Fora, no dia 19 – A FESERP-MG, a CSB e a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) marcaram presença no Ato (foto 4)

Em Pirapora, também muitas atividades em fevereiro. Logo no primeiro dia do mês, os servidores públicos municipais, coordenados pelo Sindicato (SINDIPIRA), fizeram um grande Ato de Repúdio (foto 5) contra a Administração Municipal – iniciando um processo que culminaria na greve de março/abril. Paralelamente, a diretoria, encabeçada por Ernaldina “Dina” Sousa Silva Rodrigues, firmou um histórico convênio (foto 6) com o tradicional Pirapora Campestre Clube (PIRACAM), permitindo que os cerca de 980 servidores de Pirapora filiados ao SINIDIPIRA se associem também ao Clube. No dia 19, o SINDIPIRA começou um longo e fundamental processo de reuniões e assembleias setoriais, abarcando as reivindicações de todo o funcionalismo da cidade. E no dia 27 a diretoria do Sindicato participou, na Câmara Municipal de Pirapora, de uma Audiência Pública sobre as “garantias e ampliação de direitos dos servidores”.

Por sua vez, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Mantiqueira (SISMANT) – que engloba as cidades de Cruzília, Aiuruoca, Heliodora e Natércia e é presidido por Luiz Claudio Ferreira Maciel – continuou conseguindo, através do seu departamento jurídico, os direitos dos servidores. Só em fevereiro foram três as vitórias a favor de trabalhadores de Cruzília (relativas ao piso nacional dos agentes de controle de endemias, insalubridade e reintegração ao cargo). Em Aiuruoca, um acordo entre o Departamento Jurídico do SISMANT e a prefeitura local permitiu a gratificação por biênio, no valor de 3% do vencimento básico.

Também em fevereiro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) fez, no dia 15, um ato surpresa no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB) para protestar contra o sucateamento da frota de caminhões que presta serviço de coleta de lixo na cidade. E em Campina Verde, em sessão ordinária no dia 20, os vereadores aprovaram o “trancamento” da pauta de projetos de iniciativa do Poder Executivo, em um ato de apoio aos servidores públicos municipais e contra a intransigência da Prefeitura – iniciativa pedida pelo presidente do Sindicato da categoria (SISPM), Jeová “Baianinho” da Silva Andrade (foto).

retrospectiva fevereiro 2018 JFretrospectiva fevereiro 2018 JF 2retrospectiva fevereiro 2018 jf 4retrospectiva fevereiro 2018 JF 3retrospectiva fevereiro 2018 piraporaretrospectiva fevereiro 2018 pirapora 2retrospectiva fevereiro 2018 Campiina verde