Breve Retrospectiva de 2018 I – Janeiro: Ano começa com apresentação de pautas de reivindicações
O ano de 2018 começou com os sindicatos filiados à FESERP-MG já apresentando, em janeiro, suas pautas de reivindicações: São Sebastião do Paraíso deu início à sua campanha salarial no dia 15 (foto 1) e Juiz de Fora, no dia 23 (foto 2) – e em Santa Vitória, diretores do Sindicato se reuniram com o procurador-geral do município Márcio Quirino, no dia 29, para viabilizar a pauta (foto 3).
Reuniões também em Belmiro Braga, no dia 25, entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matias Barbosa e Região (SINSERPU-MB), presidido por José Mauro de Souza, e o prefeito Afonso Henrique Carvalho Ferreira (foto 4) e em Felisburgo, no dia 24, entre a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDFELIZ), liderada pela presidente Roberta Botelho, e o prefeito municipal Janio Murta Pinto Coelho (PR) – para tratar dos direitos do funcionalismo da cidade (foto 5)
Em Matias Barbosa, um total desrespeito aos servidores. No dia 26, uma sexta-feira, pela manhã, (um fato raro, a data e o horário, para uma reunião da Câmara), os vereadores aprovaram, por cinco votos a três, o Projeto de Lei que criou o novo Estatuto do Servidor – documento que não agradava à categoria. No dia 30, com a presença do prefeito Carlos Lopes (PP), os vereadores sacramentaram os prejuízos e as perdas de direitos do funcionalismo da cidade.
Em Janaúba, a diretoria reeleita do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIJANA), presidente Marilea Ribeiro à frente, tomou posse no dia 27 (foto 6) para um mandato até 2022.
Em Ijaci, no último dia do mês, um erro da Prefeitura deixou servidores com pouco ou nenhum salário, pois ao creditar os vencimentos no banco os valores eram inferiores ao que constavam nos contracheques. As diferenças iam de R$ 100 a R$ 2 mil, chegando ao ponto de alguns nem receberem seus salários. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSMI) Adrienne Alvarenga agiu rápido e protocolou um ofício solicitando esclarecimentos da Prefeitura. E a Administração Municipal admitiu o erro e corrigiu as diferenças rapidamente.