Assaltos constantes a servidores da área de Saúde preocupam Sindicato de Uberaba
(Uberaba – MG) – Servidores públicos municipais lotados na Unidade Matricil de Saúde Maria Teresa Freitas do bairro de Lourdes estão sendo vitimas de assaltos constantes. Foi o que relataram ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), Luís Carlos dos Santos, em visita à UMS nesta terça-feira (30 de Outubro). Segundo disseram os servidores, há três meses foram vários casos de roubos de carros, motocicletas e bicicletas.
Há menos de uma semana uma servidora foi roubada e agredida por um homem armado que levou seu automóvel e todos os pertences. Nem a UMS escapou da ação dos ladrões, que já invadiram o imóvel e levaram dois botijões de gás, um filtro de água e um microondas.
O presidente Luís Carlos acolheu as demandas que classificou como graves e preocupantes e assinala que irá levá-las ao Governo Municipal e à Polícia Militar.
“Não é possível trabalhar nessa insegurança. É preciso assegurar o direito de ir e vir do servidor sem que esteja sujeito à ação de marginais. Também é preciso garantir um ambiente seguro para o funcionalismo e o cidadão que procura a UMS”, afirma Luís Carlos.
O sindicalista coloca que essa situação precisa mudar e espera encontrar respaldo na Administração e na PMMG.
Encontro de Gestores – Dirigentes do SSPMU participam do “1º Encontro Lumens Atuarial de Gestão em RPPS”, voltado para gestores e profissionais de Regimes Próprios de Previdência Social. O evento começou ontem (terça-feira, 30 de outubro) e vai até amanhã (quinta-feira, primeiro de novembro), na CDL.
Os diretores Ednei Arsênio dos Santos (Patrimonial) e Juarez Almeida (Relações Sindicais) representam o SSPMU no encontro, que também terá a participação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (Ipserv).
O Encontro promovido pela Lumens Atuarial, será dividido em cinco módulos: Gestão Atuarial, Pró-Gestão, Gestão do RPPS, Gestão Financeira Econômica e Gestão de Benefícios. O evento acontece em meio à discussão sobre o equilíbrio financeiro do Ipserv, que levou o SSPMU e os sindicatos co-irmãos, Sindemu (Educadores) e Sindae (Codau), a se unirem contra o reajuste na alíquota, de 11% para 14%, para o funcionalismo.
Além disso, as três entidades contrataram a Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial Ltda, de Curitiba (PR), com o compromisso de apresentar cinco cenários distintos, que garantam a saúde financeira do Ipserv, mas sem penalizar a categoria.
Lei Maria da Penha – Nesta Terça-feira (30 de outubro), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), Luís Carlos dos Santos, compôs a mesa de abertura dos trabalhos que antecederam palestra sobre a Lei Maria da Penha.
O evento foi realizado pela Comissão Multidisciplinar de Atenção à Saúde do Servidor (Comass), da qual fazem parte as diretoras do SSPMU, Luciene Rosa da Silva (Social) e Daniela Arantes (secretária). O tema foi apresentado pela diretora do Centro e Referência da Mulher, Juciara Moura, dentro das atividade do Outubro Rosa.
A primeira-dama de Uberaba, Heloísa Piau compôs a mesa representando o prefeito Paulo Piau.
A Lei Maria da Penha (n.º 11.340) foi sancionada em 7 de agosto de 2006, com objetivo de proteger a mulher da violência doméstica e familiar. A legislação leva o nome da farmacêutica Maria da Penha, que lutou incansavelmente para ver seu agressor condenado.
Textos: Renata Gomide, Assessoria de Imprensa do SSPMU