Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

A importância de votar em sindicalistas nas eleições de domingo

Na eleição de domingo (7 de outubro) é muito importante inserir os sindicalistas na vida legislativa do país, através da escolha de companheiros de sindicatos para o Senado, a Câmara Federal e as assembleias estaduais.

No Brasil são vários os candidatos apoiados pela CSB (Central dos Sindicatos Mineiros), a começar pelo presidente, licenciado, da Central, Antônio Neto, postulante a uma vaga no Senado em São Paulo (pelo PDT). “O sindicato é a trincheira, o local de luta, mas de lá não saem as leis, e precisamos legislar em defesa do povo brasileiro. Complementar, no Congresso e nas instâncias estaduais, o que se faz no dia a dia nas entidades sindicais”, diz Neto. Para ele, não dá mais para “transferir” esse tipo de responsabilidade. “Temos que escolher nós as nossas bancadas. A situação atual está muito difícil politicamente, e parte essas dificuldades é fruto da falta de representatividade dos trabalhadores”, avalia.

Outros candidatos da “bancada da CSB”, como diz Neto: Aires Ribeiro (presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos do Estado de São Paulo/FESSPMESP e da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais/CSPM, a deputado federal); Diany Dias (ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso/SINTAP, a deputada estadual), Flávio Werneck (do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal/SINDIPOL, a deputado federal) e Francisco Moura (Sindicato dos Taxistas do Ceará/SINDITAXI, a deputado federal).

Em Minas Gerais são quatro os companheiros que se colocam na disputa: Alex Gomes/ Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Socioeducativo do Estado de Minas Gerais – SINDSISEMG (Podemos, número 19007, a deputado estadual), Fernando Magalhães/Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de Minas Gerais – SINDVET.MG (PPS, número 2380, a deputado federal), Sebastião “Tiãozinho” Joaquim Vieira/Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araguari.MG (PSL, número 1744, a deputado federal) e Wanderson Alves da Silva/ Sindicato dos Empregados Técnicos que Trabalham como Analistas de Sistema, Programadores e Operadores na Área de Computação no Estado de Minas Gerais -SETTASPOC-MG (Avante, número 70000, candidato a deputado estadual).

 “Não importa a coloração partidária e sim o compromisso em reverter esse processo danoso em curso. Diante do quadro atual temos que renovar o Congresso e as assembleias estaduais e uma vez eleitos nossos representantes tem que impor nossas prioridades, nossa pauta em favor dos trabalhadores”, avaliou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira – também presidente da CSB/Minas e diretor da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil).

ELEIÇÕES 2018