Criado o Comitê FESERP-MG/CSB-Minas/CSPB de apoio à greve dos caminhoneiros
(Juiz de Fora – MG) – Uma reunião, realizada na noite desta sexta-feira (25 de maio), na sede da FESERP-MG em Juiz de Fora, oficializou a criação de um comitê de apoio e solidariedade aos caminhoneiros em greve. “Já estávamos apoiando os grevistas, nesse movimento justo e necessário, e esse apoio ficou ainda maior depois que o Governo Federal anunciou, na manhã desta sexta-feira, o uso das forças armadas (Exército principalmente) contra os caminhoneiros”, explicou Cosme Nogueira, presidente da FESERP-MG e da seccional Minas Gerais da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e diretor da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil).
Na reunião ficou decidido que o Comitê se colocará à disposição dos caminhoneiros, para barreiras e esclarecimentos à população. Porém, destacando que o apoio é para os motoristas que sofrem no dia a dia, na labuta, rechaçando qualquer interferência patronal e principalmente os “infiltrados”, que pedem “intervenção militar já” – uma ideia bastante absurda. “Os caminhoneiros apresentam reivindicações muito justas como melhorias nas estradas, diminuição de pedágios e dos valores dos insumos (gasolina e diesel) e merecem nossa solidariedade”, resumiu Cosme Nogueira. ‘Também temos as nossas bandeiras: revogação da Reforma Trabalhista, melhorias nas condições de trabalho e reajustes salariais dignos para os servidores públicos municipais entre elas”, disse.
No encontro também foi lembrada a situação dos petroleiros, igualmente na luta, que denunciaram recentemente uma “estratégia” do Governo, de diminuir a plataforma de produção, para vender petróleo bruto às multinacionais e consequentemente prejudicar o mercado nacional.
Participaram da reunião, além de Cosme Nogueira, os diretores da CSB Minas Antonio Carlos de Sant’Ana (vice-presidente Zona da Mata), Amarildo Romanazzi da Fonseca (2º secretário de Finanças), Jairo “Show de Bola” Cesar Rodrigues (1º secretário de Organização e Mobilização), Lucimar Candido da Souza (secretária da Mulher Trabalhadora), Vanilson Gomes de Oliveira ( 1º secretário de Segurança do Trabalho) e Ivan Expedito Catarina (1º secretário de Igualdade Racial), os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) Joaquim Tavares de Souza e Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva, mais o funcionário da FESERP-MG em Juiz de Fora, Peterson Gonçalves Ferreira.
Os presentes querem a participação dos sindicatos filiados à FESERP-MG no processo. “Nesse momento de tensão, em que os caminhoneiros representam os trabalhadores de todo o país, é fundamental que cada entidade sindical se articule em seu município com a sociedade civil organizada e crie comitês municipais ou regionais de apoio à causa e em repúdio ao uso das forças federais contra trabalhadores”, pediu Amarildo Romanazzi, que além de presidente do SINSERPU-JF é diretor-financeiro da FESERP-MG.