Abril, um mês de lutas – “Fechô Geral” na Rio-Bahia
(Governador Valadares) – Sindicalistas da Região Leste de Minas e do Vale do Mucuri ligados à FESERP-MG fecharam um trecho da BR 116/Rio-Bahia, na tarde desta quarta-feira (12 de abril), dia do “Fechô Geral” promovido pela Federação. O ato, na tradicional Ponte do São Raimundo, sobre o Rio Doce, em Governador Valadares, foi em protesto contra a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e em repúdio à Lei da Terceirização, recentemente aprovada pela Câmara e sancionada pelo presidente Michel Temer – e serviu ainda como “preparativo” para a grande Greve Geral do dia 28 de abril. Filiados à FESERP-MG, estiveram presentes representantes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Águas Formosas, Bertópolis, Governador Valadares, Ipanema, Manhuaçu e Teófilo Otoni.
Os manifestantes ocuparam a Ponte nos dois sentidos alternadamente e receberam inúmeras manifestações de apoio dos motoristas. “Não só fechamos a BR-116, uma das mais importantes do país, como andamos sobre a Ponte, a mais significativa da cidade. Estamos felizes porque esse era justamente o propósito da FESERP-MG ao propor o dia do “Fechô Geral”: chamar a atenção para essa série de medidas do Governo Federal que estão prejudicando enormemente a grande maioria do povo brasileiro”, disse o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.
Essa opinião, de que as reformas propostas pelo Governo de Michel Temer são “injustas e perversas e que precisam ser barradas”, foi compartilhada pelos presidentes dos sindicatos dos servidores públicos de Governador Valadares (Waldecir Morais da Silva), Águas Formosas (Osvaldo Rodrigues Júnior “Juninho”), Bertópolis (José Alves da Fonseca), Ipanema (Erlon José de Carvalho), Manhuaçu (Jaime “Jaiminho” Ferreira Rodrigues) e Teófilo Otoni (José Antônio Esteves Guedes) – que trouxe um ônibus lotado de trabalhadores para o ato.
Antes do “Fechô Geral”, os sindicalistas fizeram uma panfletagem em ruas, lojas e repartições públicas municipais de Governador Valadares para distribuir informativos contra as reformas da Previdência e Trabalhista e a Terceirização – e convidarem a população para participar da grande Greve Geral do dia 28 de abril.
Outros atos similares aconteceram em vários outros pontos de Minas nesse “Dia do Fechô Geral” como, por exemplos, em outro ponto da BR-116/Rio-Bahia (em Leopoldina) e na Fernão Dias (Carmo do Cachoeira).
Veja em breve, no site e no facebook da FESERP-MG uma Galeria de Fotos do “Fechô Geral” em Governador Valadares