Votação em segundo turno da PEC 241 será semana que vem
(Brasília – DF) – Conforme previsto e de acordo com o anunciado oficialmente pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), a votação em segundo turno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241 será na próxima segunda-feira (24 de outubro) – ou, no mais tardar, na terça-feira (25 de outubro). Na primeira votação, a matéria foi aprovada pelos deputados por 366 votos a favor e 111 contra.
A FESERP-MG reafirma sua posição absolutamente contrária à PEC 241, por considerar que a chamada “PEC do Teto dos Gastos” é extremamente danosa para o povo brasileiro, principalmente a camada mais pobre (por limitar as verbas e os investimentos em duas áreas essenciais, Saúde e Educação) e por prever enormes sacrifícios para os servidores públicos – como se os trabalhadores fossem “culpados” pela suposta crise econômica e a maneira como os gestores administram o país, os estados e os municípios. Com a PEC em vigor, por 20 anos, é grande a possibilidade de ficar vedado aos servidores públicos direitos básicos, como aumento salarial e progressão na carreira, além da supressão dos concursos públicos.
O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, estará presente em Brasília, na segunda-feira, e a Federação prepara a ida de uma nova delegação de sindicalistas à capital federal, quando a PEC 241 será apreciada no Senado Federal, provavelmente na semana posterior ao feriado da República, ou seja, entre 16 e 18 de novembro.
Veja abaixo outras razões para protestar contra a PEC 241: