Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Sindicatos ligados à FESERP-MG firmam com futuros prefeitos pauta para o servidor

Com o incentivo e o apoio da FESERP-MG, pelo menos dez sindicatos filiados à Federação promoveram encontros, sabatinas ou debates com os candidatos a prefeito. Na pauta a formatação de uma agenda dos interesses, aspirações e reivindicações dos servidores públicos municipais. “Foram eventos bastante importantes pois além de conhecer e ouvir os postulantes à Prefeitura de cada cidade elaborou-se e aprovou-se um Termo de Compromisso entre os respectivos sindicatos e o futuro prefeito”, avaliou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.

As reuniões aconteceram em Cruzília, Governador Valadares, Itabira, Lavras, Matias Barbosa, Nepomuceno, Santana do Jacaré, São João Nepomuceno, São Sebastião do Paraíso e Teófilo Otoni.
O primeiro desses encontros aconteceu em Governador Valadares, onde o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSEM-GV) promove, entre os dias 13 e 16 de setembro, sabatinas individuais com os candidatos a prefeito Glêdston Guetão Araújo (PT), Ricardo Pedrosa (PEN), André Merlo (PSDB) e João Kenned (PRP).
Paralelamente, no dia 14 de setembro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (SINDISETO) convidou os quatro candidatos a prefeito da cidade: Daniel Sucupira (PT), Getúlio Neiva (PMDB), Paulo Henrique Coimbra (PR) e Roberto Marcos (PSOL).
Em Itabira, no dia 16 de setembro, quatro dos cinco candidatos participaram do encontro e, na oportunidade, assinaram um termo de compromisso para a valorização da categoria.
Em São Sebastião do Paraíso foram duas etapas de conversas. Na primeira, os candidatos a prefeito da cidade foram sabatinados individualmente e, num segundo momento, no dia 20 de setembro, eles se enfrentaram em um debate, mediado pelo assessor jurídico da FESERP-MG, Eldbrendo Monteiro. Participaram: José Luiz Correa (PT), Márcio Calafiori (PROS), Rafael Bananinha (PSL) e Walker Américo (PTB).
Também no dia 20 de setembro começou a série de encontros entre o Sindicato dos Servidores Públicos de São João Nepomuceno (SISEP/SJN) e os candidatos a prefeito da cidade, concluída no dia seguinte. Foram ouvidos, pela ordem, José Carlos “Zé Carlim” Neves de Souza (PCdoB), Célio Filgueira Ferraz (PMDB), Ernandes José da Silva (PSB) e Edmea Moreira Machado (PSDB).
Em Lavras, o encontro ocorreu no dia 21 de setembro e reuniu três dos quatro candidatos: Adjamar Verissimo (PT), Leandro Moretti (PRB) e Thales Marden (PEN).
Em Santana do Jacaré, o processo foi feito em dois dias, 21 e 22 de setembro. Na primeira data compareceu à sede do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDISERV) Aleiris Soares Viana/PP (que estava acompanhado do vice Basílio do Souto Teixeira); e no dia seguinte, Padre Carvalho/PRB (que estava ao lado do companheiro de chapa, Renato Freire).
Em Nepomuceno, o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (SINDFUMEP) formou uma comissão, formada por sete servidores, cada um deles representando uma categoria, para a sabatina dos candidatos. Esse grupo ouviu, entre os dias 22 e 27 de setembro, pela ordem, Luiz Fernando (PROS), Iza Menezes (PSD) e Cleuza do Silvio Lucas (PTB)
Em Matias Barbosa, a sabatina, organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERPU-MB) e mediada pelo presidente da FESERP-MG Cosme Nogueira, ocorreu no dia 26 de setembro e reuniu três dos quatro candidatos a prefeito da cidade: Dimitrius Vargas (PSC), José Custódio Nunes (PT) e Luiz Pereira (PRB).
Finalmente no dia 28 de setembro foi realizada a sabatina com Jose Carlos “Merola” Maciel de Alckmin (PSDB), candidato a prefeito de Cruzília, promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Mantiqueira (SISMANT).

Sindicalistas candidatos – Neste domingo (2 de outubro), diretores de 14 sindicatos filiados à FESERP-MG enfrentam o teste das urnas, em Araguari, Camanducaia, Canápolis, Cruzília, Governador Valadares, Leopoldina, Malacacheta, Manhuaçu, Patos de Minas, Pavão, Pirapora, Ponte Nova, Reduto e São Gonçalo do Rio Preto.