Vitória dos servidores de Gurinhatã: Justiça manda prefeito pagar salários atrasados
(Gurinhatã – MG) – Valeu a luta dos servidores públicos municipais de Gurinhatã! Em decisão anunciada no início da tarde desta quinta-feira (22 de setembro), a Juíza Vanessa Guimarães da Costa Vedovotto, da Primeira Vara Cível de Ituiutaba, determinou que o prefeito da cidade, Willian Damasceno de Araújo, pague os salários atrasados dos servidores, e que, daqui para a frente, sempre quite essa obrigação até o quinto dia útil de cada mês. A decisão da magistrada foi uma resposta a um Mandato de Segurança impetrado pela assessora da Federação na Região do Triângulo Mineiro, advogada Alessandra Ramos Braga. Na sentença também consta o atendimento a outra reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG), presidido por José Batista Xavier: que a Prefeitura quite os débitos, junto à Caixa Econômica Federal, dos empréstimos consignados – que estavam sendo descontados dos trabalhadores e não repassados ao órgão credor.
“Isso prova que a luta, coesa, por uma causa justa sempre dá resultado. Valeu o apoio da CSB/Central dos Sindicatos Brasileiros (que disponibilizou um ônibus para o deslocamento de servidores de Gurinhatã para Ituiutaba), valeu a nossa presença, da FESERP-MG, nas duas cidades e valeu principalmente a união e o espírito coletivo dos servidores, muito bem orientados pelo Sindicato. Estão todos de parabéns”, comemorou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.
Desde março deste ano que os trabalhadores de Gurinhatã estavam insatisfeitos, principalmente, com a irregularidade na escala de pagamento dos salários. No final de junho, eles cruzaram os braços mas a greve foi interrompida depois de (falsas) promessas da Administração Municipal de que tudo seria regularizado. Como nada foi feito, uma segunda greve começou ontem (quarta-feira/21 de setembro) e gerou um efeito imediato, embora insuficiente: a Administração Municipal depositou 25% dos salários de julho (antes da greve apenas 40% estavam quitados). Nesta quinta-feira (22 de setembro) a atividade dos grevistas foi a ida a Ituiutaba (sede da Comarca) para protestar contra os três meses de salários atrasados (foto) e esperar a decisão da Justiça, que veio. Com isso, o movimento grevista será encerrado nesta sexta-feira (23 de setembro).
Veja no site da FESERP-MG (canto inferior direito da home) a Galeria de Fotos do movimento