Começa a greve em Gurinhatã, contra atrasos nos salários
(Gurinhatã – MG) – Os servidores públicos municipais de Gurinhatã iniciaram, nesta quarta-feira (21 de setembro), uma greve geral por tempo indeterminado, em protesto contra o atraso no pagamento dos salários. Nas primeiras horas da manhã, eles participaram de uma Assembleia, coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG) e realizada na Câmara Municipal, e depois seguiram em passeata até a porta da Prefeitura. “A cidade tem 310 servidores, que estão com salários atrasados e isto está provocando um verdadeiro caos no município, pois o comércio local está afetado e até mesmo o crédito direto para a compra de alimentos está sendo negado às famílias, já que os comerciantes não querem vender para os servidores públicos”, testemunhou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, que está em Gurinhatã, ao lado da assessora da Federação para a Região, advogada Alessandra Ramos Braga – que entrou com mandato de segurança no Fórum.de Ituiutaba, para garantir os pagamentos. Os servidores de Gurinhatã
também contam com o apoio da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).
No meio da tarde, após um almoço coletivo que reuniu os grevistas no coreto da Praça, a confirmação da primeira vitória do movimento: a Administração Municipal depositou 25% dos salários de julho – antes da greve apenas 40% estavam quitados.
Amanhã (quinta-feira, 22 de setembro) os grevistas vão até Ituiutaba para realizar um protesto em frente ao Fórum da cidade, e também para entregar à Promotoria Pública um documento com denúncias das irregularidades verificadas em Gurinhatã. O ônibus, alugado pela FESERP-MG, com os manifestantes sairá às 11h e o ato na cidade vizinha está marcado para às 12h30.
Veja no site da FESERP-MG (canto inferior direito da home) a Galeria de Fotos do movimento