Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Pela CLT, contra a pauta conservadora, FESERP-MG e parceiros homenageiam Getúlio Vargas

(Juiz de Fora – MG) – A FESERP-MG e seus parceiros (a CSB/Central dos Sindicatos Brasileiros e os sindicatos juizforanos dos Servidores Públicos Municipais/SINSERPU-JF e dos Trabalhadores no Serviço de Água/SINAGUA-JF) fizeram, na manhã desta quarta-feira (24 de agosto), uma manifestação pela CLT, pelos direitos trabalhistas e contra a pauta conservadora que está tomando conta do país – tudo isso em forma de homenagem Getúlio Vargas, já que a estátua do presidente, localizada no Largo do Riachuelo (centro de Juiz de Fora), foi lavada pelos sindicalistas, que também o lembrou nos discursos. “Creio que esse ato foi um ponto de partida para a resistência contra a pauta conservadora que a elite quer impor aos trabalhadores. Getúlio Vargas foi o criador da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que deu direitos básicos ao cidadão (como a Carteira de Trabalho, jornada de trabalho justa, horas-extras, férias…). Está em curso no país uma tentativa de retirar tudo isso, de voltar ao tempo parecido com a da escravidão. Cabe a nós, sindicalistas e trabalhadores em geral, resistir, insurgir contra esse mau, esse tempo de trevas pregado e buscado pelos empresários e as grandes corporações, com apoio de alguns políticos”, disse o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.
Para Amarildo Romanazzi, presidente do SINSERPU-JF, a homenagem a Getúlio Vargas se contrapõe aos “constantes ataques contra os trabalhadores. Getúlio Vargas era um político e um estadista e queremos que os políticos de hoje tenham mais consciência dos ataques que nós, trabalhadores, estamos sofrendo”, pediu. Ele criticou ainda o estado de abandono, por parte do poder público municipal, da estátua de Getúlio Vargas. Já o presidente do SINAGUA-JF, Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos, lembrou dos projetos em andamento, o PLP 257 e a PEC 241, “feitos sob medida para acabar com os direitos, principalmente dos servidores públicos”.
O Ato em Defesa da CLT e dos Direitos Trabalhistas acontece em todo o país, organizados pela CSB, no 62º aniversário de morte de Getúlio Vargas. Em Juiz de Fora, além da higienização na estátua, contou com uma banda de música, formada por integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais. No local, foi distribuído um Manifesto:
“Está em marcha no país uma campanha, movida por patrões inescrupulosos e sob os auspícios das grandes corporações e da CNI que pressionam o Governo Federal e o Congresso Nacional a dar prioridade a uma pauta empresarial, atacando os direitos trabalhistas.
Eles querem desfigurar a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para restringir acessos a direitos assegurados há décadas, como seguro-desemprego, jornada de trabalho justa, pensão por morte, garantias da carteira de trabalho assinada, aposentadoria e salários dignos – e no caso dos servidores públicos, negar reajustes salariais e proibir concursos públicos.
Diante desta ameaça, nós, os trabalhadores do Brasil, não podemos e não vamos ficar parados. É preciso defender com garra e força os nossos direitos. É preciso honrar a figura do presidente Getúlio Vargas, o pai da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)
A legislação trabalhista brasileira, que é uma das mais modernas do mundo, precisa é de mais avanços para torná-la um instrumento ainda mais poderoso na defesa da classe trabalhadora e não do retrocesso defendido por alguns políticos, banqueiros e empresários – que só estão interessados em levar vantagens de naturezas escusas, aumentar lucros, usar recursos do Estado para a especulação financeira e rasgar a CLT.
Todos à luta, então, pela preservação e aumento dos nossos direitos!
Esse ato de Juiz de Fora, neste dia que, há 62 anos, Getúlio Vargas “saiu da vida para entrar na História”, será um marco do início da resistência.
Pelo legado de Getúlio Vargas!
Pela CLT!
Por direitos adquiridos e os novos!
Pelos trabalhadores!
FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais)
CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)
SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora)
SINAGUA-JF (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água de Juiz de Fora)
???????????????????????????????
CLT 24 de agosto 114
CLT 24 de agosto 130
CLT 24 de agosto 139
CLT 24 de agosto 158
CLT 24 de agosto 229
CLT 24 de agosto 243
CLT 24 de agosto 283
CLT 24 de agosto 287
CLT 24 de agosto 297