Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Dia intenso de luta contra o PLP 257 – Projeto é aprovado mas mobilização garante reajuste salarial

(Brasília -DF) – Sem cansaço, sem esmorecer, com obstinação, foco e coerência. Enfim, na luta! Esse foi o resumo do intenso dia – e da razão de existência – da FESERP-MG, simbolizada no trabalho da delegação de sindicalistas de 16 cidades levados a Brasília (DF) com o apoio da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) para tentar barrar o infame PLP/PLC (Projeto de Lei Complementar) 257/2016, que acaba com vários dos direitos básicos dos servidores públicos, como reajustes salariais, concursos públicos pára ingresso e uma alíquota previdenciária justa. Ao final, o Projeto foi aprovado, por 282 votos a 140, mas a mobilização garantiu o reajuste salarial aos servidores – o texto original previa o congelamento dos salários por dois anos. “A luta ainda não acabou. Nesta quarta-feira, pela manhã, teremos a votação de mais quatro destaques (ao Projeto) e continuaremos atentos e vigilantes, pelos nossos direitos”, avisou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.

O dia, terça-feira (9 de agosto), começou bem cedo, às 8h, e só terminou na madrugada desta quarta-feira (10 de agosto), por volta das 2h30, com uma intensa discussão na Câmara dos Deputados.

Desde as primeiras horas da manhã os sindicalistas da FESERP-MG começaram a percorrer os gabinetes dos deputados, pedindo apoio para a retirada do PLP 257 – na sequência de fotos, abaixo, deputados Edson Moreira (PR-MG), subtenente Gonzaga (PDT-MG), Chico Alencar (PSOL-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Maria do Rosário (PT-RS), Padre João (PT-MG), Rogério Rosso (PSD – DF) e Margarida Salomão (PT-MG).

Entre uma visita e outra, participação, em frente à Câmara, de diversas manifestações contra o Projeto. Numa dessas ocasiões, o presidente da FESERP-MG, além de criticar duramente o teor da matéria, denunciou no microfone a grau de falta de liberdade e do direito de ir e vir no local. “Além da ameaça de perder nossos direitos estão tentando nos intimidar, com a presença ostensiva da Polícia Legislativa e com o inacreditável cerceamento do acesso de trabalhadores à Casa, algo que não condiz com os valores democráticos tão duramente conquistados”.
Apesar de toda essa turbulência e do clima pesado, responsabilidade exclusiva da Mesa Diretora da Câmara, Cosme Nogueira ainda teve tempo de participar, com grande destaque, no final da tarde, do lançamento da Frente Parlamentar em Favor de Uma Auditoria na Dívida.
A parte da noite foi toda dedicada à votação em si do PLP, no plenário da Câmara. A FESERP-MG esteve presente todo o tempo, com o presidente Cosme Nogueira, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora, Ivan Expedito Catarina, e o funcionário da Federação Peterson Gonçalves Ferreira. Eles assistiram in loco a grande vitória dos servidores em luta: a retirada do artigo que proibia reajuste salarial aos funcionários públicos.

Brasília segunda semana 1 023

 

 

 

 

Brasília segunda semana 1 037

 

Brasília segunda semana 1 053

 

Brasília segunda semana 1 069

 

Brasília segunda semana 1 090

 

Brasília segunda semana 1 099

 

Brasília segunda semana 1 131

 

Brasília segundo dia 2 002

 

Brasília segundo dia 2 014

 

Brasília segundo dia 0

 

Brasília segundo dia 0A

 

 

VIDEO – Brasília segundo dia v

Brasília segundo dia 1

Brasília segundo dia 2

Brasília segundo dia 3

Brasília segundo dia 4

 

Brasília terceiro dia 045

 

Brasília terceiro dia 130