Nova negociação, nesta quarta-feira, pode definir rumos do movimento em Juiz de Fora
Prosseguem as negociações entre o Fórum da Unidade Sindical dos Servidores Municipais e a Prefeitura de Juiz de Fora. Na reunião desta segunda-feira (20 de junho), as partes voltaram a discutir índices e, ao final, o secretário da Fazenda, Fúlvio Albertoni, declarou que apresentaria um posicionamento na próxima rodada de negociação, nesta quarta-feira (22 de junho), às 14h.
Na assembleia desta terça-feira (21 de junho), os servidores votaram pela continuidade do movimento (foto) iniciado no dia 15 de junho. A categoria volta a se reunir em assembléia nesta quarta-feira (22 de junho), a partir das 9h, desta vez, no Parque Halfeld. Em ato de solidariedade, os servidores levarão um quilo de alimento não perecível para entidades filantrópicas ou um agasalho para moradores de rua.
Os advogados do Fórum da Unidade Sindical impetraram mandato de injunção contra o Município com vistas a solucionar o impasse. O departamento jurídico dos servidores ainda examina o teor da ação do Executivo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais sobre a legalidade da greve. Para isso, o jurídico irá a Belo Horizonte apresentar as argumentações das entidades sindicais.
Com atividades suspensas há uma semana, os servidores reivindicam a correção das perdas inflacionárias entre 2015 e 2016. Valendo-se de uma lei ambígua de 1997 e nunca utilizada pelos prefeitos anteriores, a Administração recusa-se a conceder aos trabalhadores o que é assegurado pela Constituição Federal.
Texto e foto: Imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF)