Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Prefeitura de Juiz de Fora insiste no “calote” aos servidores e greve é iminente

(Juiz de Fora – MG) – Na rodada de negociação desta quinta-feira (02 de junho), a Prefeitura de Juiz de Fora insistiu no que o SINSERPU-JF chama de “calote” aos servidores e, com isso, a greve geral do funcionalismo é iminente, já a partir de terça-feira (7 de junho), quando os trabalhadores fazem uma assembléia, às 8h, na Praça da Estação. Na reunião, o prefeito municipal Bruno Siqueira (PMDB) e o procurador-feral do município Leonardo Guedes avisaram aos sindicatos que vão seguir a orientação da AMM (Associação Mineira dos Municípios), na qual consta que reajustes salariais em ano eleitoral, como agora, só podem levar em conta as perdas inflacionárias do ano corrente, ou seja, 2016 – colocando “na conta” do servidor o prejuízo pela não reparação da inflação de seis meses de 2015. A administração municipal alega ainda que tal orientação da AMM está embasada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para o presidente do SINSERPU-JF, uma avaliação equivocada. “O nosso departamento jurídico avaliou o parecer (do TRE) e concluiu que a Prefeitura pode sim dar o aumento. Eles estão usando o período eleitoral como desculpa para não atender nossa reivindicação”, disse Amarildo Romanazzi, que lembrou ainda que várias prefeituras de Minas não estão seguindo a cartilha da AMM. Das cidades cujos sindicatos são filiados à FESERP-MG raríssimas pensam em adotar a mesma postura que Juiz de Fora (Carandaí e Várzea da Palma entre elas) e a grande maioria concedeu normalmente o IPCA integral, que está previsto na Constituição, ou negociou reajustes menores citando a “crise” pela qual passa o país e não a orientação da AMM: Arceburgo, Buritizeiro, Cruzília, Ijaci, Ipanema, Leopoldina, Nepomuceno, Nova Serrana, Patos de Minas, Pitangui, São João Nepomuceno e São Sebastião do Paraíso, como exemplos.

Na última quarta-feira (primeiro de junho), os sete sindicatos do Forum Unificado (SINSERPU-JF, SINAGUA-JF – também filiado à FESERP-MG – SINPRO-JF/professores, SENGE/engenheiros, SINDIMÈDICOS, SINDIODONTO e SINARQ-MG/arquitetos) promoveram uma grande manifestação pelas ruas de Juiz de Fora (foto).

SAMSUNG CAMERA PICTURES