Com apoio de sindicatos da região, servidores de Santana do Jacaré iniciam greve
(Santana do Jacaré – MG) – Com o apoio de vários sindicatos da região, todos eles ligados à FESERP-MG, os servidores de Santana do Jacaré iniciaram, nesta segunda-feira (02 de maio), uma greve geral por tempo indeterminado. O movimento, decidido em assembleia por unanimidade, é contra o desrespeito da administração municipal, incapaz de pagar os salários em dia – “incapacidade” esta questionada pela direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV). “A Prefeitura recebeu no ano de 2015, em média, R$ 700 mil mensais de recursos de transferência (FPM, ICMS, IPVA, FUNDEB etc.) e só até o último dia 20 eles já tinham acumulado, no ano de 2016, R$ 486 mil líquidos. Porque não há dinheiro para pagar em dia os funcionários?”, questiona a presidente da entidade, Ana Lucia Souto.
A greve continua nesta terça-feira (03 de maio). “Estamos sofrendo muita pressão, casos clássicos de assédio moral e práticas antisindicais como, por exemplo, assessores do prefeito indo aos locais de trabalho para ‘conferir’ quem está trabalhando – e até mesmo um Boletim de Ocorrência foi registrado no final do dia a respeito dessas práticas. Mas, temos o servidor do nosso lado”, disse Ana Lúcia Souto, que ressaltou a atuação dos profissionais da Educação e da Secretaria de Obras na greve, com adesão bastante expressiva.
Estiveram na cidade, nesta segunda-feira, para apoiar a greve, representantes dos sindicatos de Cruzília (presidente Luiz Claudio Ferreira Maciel), Ijaci (presidente Adrienne Alvarenga), Nova Serrana (diretoras Gelcira Vieira Cordeiro e Jéssica Teodoro) e Oliveira (presidente Eder da Consolação Aparecido Soares). “Time” bastante elogiado pela presidente do SINDISERV. “Ficamos honradas e lisonjeadas por esse suporte dado pelos companheiros, embora não seja surpresa, pois a FESERP-MG sempre esteve do nosso lado”, afirmou Ana Lúcia Souto.