Palestras no segundo dia do Congresso da CSB
(Brasília – DF) – Quatro palestras marcaram o segundo dia (25 de fevereiro, quinta-feira) do II Congresso da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), que está sendo realizado em Brasília (DF), com presença bastante significativa da FESERP-MG. Pela manhã, o senador peemedebista Roberto Requião (foto) abordou o tema “Programa de Desenvolvimento Nacional” e a auditora fiscal Maria Lucia Fatorelli, “O sistema da dívida e o paradoxo Brasil”, à tarde, o jornalista norte-americano Caleb Maupin falou sobre a “Situação econômica mundial e o Petróleo” e o ex-ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, sobre “O Trabalhismo e o Desenvolvimento”.
Antes das palestras, foi aprovado o Regimento Interno do Congresso e vários integrantes da direção nacional da CSB falaram sobre a importância do evento. Em sua vez, o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, fez um breve resumo do histórico da Central concluindo com uma fábula: “para saber quantas sementes tem uma maçã basta cortar a fruta no meio e contar, mas é impossível saber quantas maçãs surgirão de cada semente. É assim a CSB: as sementes foram lançadas e os frutos estão sendo colhidos, e ainda serão mais”, disse.
A FESERP-MG está participando do Congresso da CSB com representantes de 40 sindicatos, todos de servidores públicos municipais: Arceburgo, Águas Formosas, Araguari, Barroso, Bertópolis, Canápolis, Carandaí, Carmo do Paranaíba, Carmo do Rio Claro, Conceição do Rio Verde, Crisólita, Cruzília, Governador Valadares, Ijaci, Itabira, Itabirito, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Leopoldina, Malacacheta, Matias Barbosa, Monte Belo, Nanuque, Nepomuceno, Nova Serrana, Oliveira, Paracatu, Patos de Minas, Ribeirão das Neves, Rio Pomba, Santa Vitória, São João Nepomuceno, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni, Três Corações, Unaí (Sindicato dos Agentes de Saúde e Combate às Endemias), Varginha e Várzea da Palma – além do Departamento Jurídico (Alessandra Ramos Braga e Eldbrendo Monteiro) e de um. Integrante do Conselho Fiscal da Federação (Almir Brito Correa, de Nova Resende).
Nesta sexta-feira (26 de fevereiro), último dia de Congresso, mais uma palestra (da professora Denise Gentil, sobre a “Reforma da Previdência no governo Dilma Rousseff”, às 8h30) e mais:
9h30 – Debate teses e moções
• 11h – Aprovação do Plano de Lutas e Estatuto
• 14h – Eleição da Diretoria
O encerramento está previsto para as 17h.