No segundo dia de greve, servidores de Carmo do Rio Claro conseguem primeira vitória
(Carmo do Rio Claro – MG) – No segundo dia de greve em Carmo do Rio Claro, os servidores municipais conseguiram sua primeira vitória: uma reunião entre o Comando de Greve (e mais a presidência e a assessoria jurídica do Sindicato) e a prefeita municipal Cida Vilela, possivelmente na próxima segunda-feira (25 de janeiro). Segundo informações oficiais do Executivo o encontro só não ocorreu nesta sexta-feira (22 de janeiro) porque a prefeita não estava na cidade. “Houve um avanço, pois nessa reunião o Comando de Greve e a diretoria do SINDISCARMO terão oportunidade de fazer as reivindicações diretamente a prefeita. E tenho certeza que os nossos representantes serão firmes”, avaliou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira. Os servidores de Carmo do Rio Claro reivindicam principalmente o pagamento dos salários de dezembro.
A manifestação desta sexta-feira começou na porta do Almoxarifado da Administração Municipal e depois seguiu em direção à Prefeitura. Em relação à quinta-feira (21 de janeiro), três novidades: a distribuição de uma carta à população, de outra endereçada aos servidores públicos (veja os dois textos abaixo) e a presença de um possante carro de som (“estilo trio elétrico”), contratado pela FESERP-MG em São Sebastião do Paraíso.
Além de Cosme Nogueira, a FESERP-MG foi representada pelo conselheiro fiscal Almir Brito Correa. O presidente do sindicato de servidores públicos de Arceburgo, Renato Ferreira Pinto, também marcou presença. O presidente da Câmara Municipal, vereador Wilber Moura, participou do movimento e contribuiu para o agendamento da reunião com a prefeita.
Imediatamente após a manifestação, o Comando de Greve voltou a se reunir, na sede do Sindicato.
A íntegra das cartas distribuídas durante a manifestação:
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carmo do Rio Claro (SINDISCARMO) e o Comando de Greve vem a público esclarecer a toda a população o que realmente está acontecendo com a nossa cidade.
Porque estamos em greve?
São vários motivos: atraso do pagamento dos salários, falta de condições dignas de trabalho, assédio moral e a falta de compromisso da atual administração com o servidor público e com a população.
Em face dessa situação crítica, os servidores públicos estão na rua manifestando de forma pacífica e ordeira pelo seu direito.
Pedimos o apoio do povo carmelitano por entender que quem paga os impostos merece ter uma cidade digna. Imagine você, cidadã ou cidadão, trabalhar durante 30 dias e não receber o seu salário? Como honrar os compromissos?
Esclarecemos que a greve é o ultimo recurso, que os servidores foram obrigados a tomar essa atitude diante da truculência e do descaso da atual administração. Tudo isso é fruto de uma má gestão.
Afirmamos que todas as medidas foram tomadas para garantir a legalidade da greve, inclusive garantindo o atendimento em setores essenciais, e que temos apoio de várias entidades ligadas aos servidores públicos como a FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais), a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).
Povo carmelitano, apoie o nosso movimento. Vocês não merecem uma cidade administrada dessa maneira.
Nós merecemos respeito!
ATENÇÃO, SERVIDORES MUNICIPAIS
A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carmo do Rio Claro (SINDISCARMO) e o Comando de Greve comunicam a todos que estamos cumprindo a decisão da Assembleia Geral realizada no dia 15 de janeiro, quando foi aprovada a greve geral para todos os servidores municipais, a partir desta quinta-feira, 21 de janeiro.
O motivo principal: atraso no pagamento dos salários da nossa categoria.
Sem receber salários não temos dignidade.
De barriga vazia ninguém trabalha.
Todas as medidas legais para garantir a legalidade da greve foram tomadas, inclusive garantindo o atendimento em setores essenciais.
Não se deixe intimidar por ameaças, pois a maior agressão cometida é o atraso do seu salário.
Precisamos de apoio geral da categoria para conseguir alcançar os nossos objetivos.
Nosso movimento está crescendo e conta com o apoio fundamental da população e de várias entidades ligadas aos servidores públicos como a FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais), a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).
Só falta você!
Venha para a rua. Junte-se a nós. Nosso movimento é legítimo, ordeiro e pacífico. Não somos “vagabundos” e sim trabalhadores e exigimos respeito.
Servidor público, chegou a hora de mostrar a nossa força.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Verás que o filho teu não foge à luta!
Comando de Greve
CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)
CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil)
FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais)
SINDISCARMO (Sindicato dos Servidores Públicos de Carmo do Rio Claro)