Servidores de Carmo do Rio Claro fazem manifestação em frente à prefeitura no primeiro dia de greve
(Carmo do Rio Claro – MG) – Os servidores públicos municipais de Carmo do Rio Claro fizeram, na manhã desta quinta-feira (21 de janeiro), primeiro dia de greve, uma manifestação na porta da Prefeitura. Os trabalhadores reivindicam um direito básico: os salários de dezembro, e “ensaiam” uma reivindicação salarial que represente um ganho real de 10%. O movimento contou com a presença da FESERP-MG (presidente Cosme Nogueira e o conselheiro fiscal Almir Brito Correa – ambos na cidade desde a tarde de ontem/quarta-feira, 20 de janeiro) e de representantes dos sindicatos de servidores públicos de Arceburgo (presidente Renato Ferreira Pinto) e São Sebastião do Paraíso (presidente Rejane Tenório e diretores Rildo Domingos, Romilda Hilário Santos Gonçalves e Dalvo Fátima de Oliveira – que trouxeram a Carmo do Rio Claro o veículo equipado com som, disponibilizado pela FESERP-MG para os sindicatos filiados do Sudoeste de Minas, para, justamente, apoio a essas situações).
A manifestação, na verdade, começou bem antes do ato em frente à Prefeitura. Nas primeiras horas da manhã, os servidores se posicionaram na porta do Almoxarifado da Administração Municipal para convocar os colegas e pedir apoio da população para o movimento de greve. Nos panfletos distribuídos, a síntese da indignação dos trabalhadores: “Não recebemos nosso salário/ É direito básico: quem trabalha tem que receber/ Não somos culpados pela “CRISE” / Quando o trabalhador não recebe, toda a cidade sofre as consequências/ O descaso com o servidor público é uma vergonha/ A paralisação é direito garantido em Lei/ Só teremos respeito se nos unirmos/”.
Depois, os servidores seguiram em passeata pelas ruas da cidade, em direção ao Paço Municipal. “Muitos prefeitos em Minas estão com falta de vergonha na cara. Quem descontar no funcionalismo a má gestão de recursos e culpam a chamada ‘crise’ – é o caso de Carmo Rio Claro. Só que do lado de cada há trabalhadores decentes, que não fogem à luta e vão em busca de seus direitos – é o caso de Carmo do Rio Claro”, disse o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.
Amanhã (sexta-feira, 22 de janeiro) os servidores voltam a se reunir, em frente ao Almoxarifado da Prefeitura, a partir das 7h30.
VEJA EM BREVE NO SITE DA FEDERAÇÃO A GALERIA DE FOTOS DA GREVE DE CARMO DO RIO CLARO