Sindicato de Governador Valadares defende reajuste de 18,21% a servidores municipais
(Fonte: Jornal Diário do Rio Doce, Governador Valadares, MG, edição de 13 de janeiro de 2016)
Na última segunda-feira (11 de janeiro), o Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem/GV) iniciou uma campanha salarial solicitando um reajuste de 18,21% na remuneração dos funcionários públicos municipais. O movimento conta com o apoio técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que auxilia o sindicato nas análises das perdas salariais dos servidores, bem como nas negociações, e o subsidia na campanha.
De acordo com o presidente do Sinsem/GV, Valdecir Moraes (foto), o último reajuste salarial dos servidores aconteceu em janeiro de 2015. “E mesmo assim foi um aumento que não supriu aquilo que a legislação definiu. A prefeitura deveria cumprir uma lei, que é o Plano de Cargos e Salários 170/2014, porém, vem descumprindo-a. Inclusive a própria legislação prevê um índice de correção em cima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor [INPC], que também não vem sendo cumprido.”
O presidente do Sindicato dos Servidores ressalta que para os funcionários públicos prestarem bons serviços é necessário que estejam devidamente remunerados e tranquilos em suas questões monetárias. “A prefeitura está descumprindo sua própria legislação e protelando esse aumento salarial que foi previsto no plano de cargos e salários. Não podemos continuar recebendo um ‘subsalário’ e tendo a cada ano esse decréscimo”.
Diretor de estudos e análises econômicas do Sinsem/GV e coordenador da campanha salarial 2015/2016, Dirley Joaquim Henriques afirma que todo trabalhador tem direito à revisão anual de seu salário e que nos últimos anos os servidores perderam muito, principalmente com referência ao INPC. “Houve uma perda salarial significativa, e existia a Lei 170, que pretendia corrigir, mas a administração não honrou a lei. Nós precisamos agora restabelecer essa correção, porque são 10 mil servidores na cidade e é essa remuneração que faz circular a nossa economia. Então, nós temos a compreensão de que a melhor remuneração do servidor é uma melhor dinâmica para o município, um fator principalmente de desenvolvimento.”
Para o técnico do Dieese Lúcio Monteiro, a parceria visa recuperar os salários dos trabalhadores, o que pode permitir que a economia da cidade reaja a um momento de estagnação, movimentando o comércio e garantindo aos servidores mais segurança. “O dinheiro movimentado pela prefeitura na forma de salários em Governador Valadares é muito importante para a economia local, então, preservar esse poder de compra dos servidores e das suas famílias é muito importante. A finalidade da negociação é buscar a recuperação desses salários e nosso objetivo como assessoria técnica é colaborar para que o sindicato tenha as informações adequadas para conduzir a negociação.”