Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Lançada a Campanha pela Reestatização da Vale

SAMSUNG CAMERA PICTURES

(Governador Valadares – MG) – Em coletiva à Imprensa, na tarde desta terça-feira (08 de dezembro), a FESERP-MG lançou oficialmente a Campanha pela Reestatização da Vale, a proposta que é a melhor resposta ao caos causado pela Companhia, quando a barragem de uma de suas subsidiárias, a Samarco, se rompeu em Mariana (MG) e causou morte e destruição, naquele que já é considerado o maior desastre ambiental do país. Para o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (SINSEM-GV), Waldecir Morais da Silva, não foi acidente, e sim fruto da irresponsabilidade gerada pela ganância e a frágil fiscalização. Os sindicalistas concordam também sobre as razões da necessidade da devolução da Vale ao Governo e ao povo brasileiro. “Voltando para o Governo, volta para a sociedade. Está provado que a experiência da privatização da Vale foi desastrosa”, disse Cosme Nogueira. “A exploração (da atividade mineral) como está sendo feita, sem responsabilidade, levou ao desastre. E o pior é que sabemos que não vai haver punição”, completou Waldecir da Silva.

A Campanha “Reestatização da Vale, a Melhor Resposta” já ganhou a adesão da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil). Na coletiva de hoje, maiores detalhes foram dados sobre a iniciativa. “Vamos divulgar a ideia em todos os estados da Federação e vamos precisar de todo mundo. Ninguém caminha sozinho. E a coleta de assinaturas (para o Projeto de Iniciativa Popular) será feita pela internet, mas também como nos bons tempos, em escolas, sindicatos e associações de bairros”, previu Cosme Nogueira. “O processo será inclusivo e crescente”, completou e garantiu Waldecir Silva.

Veja outros detalhes da campanha pela Reestatização da Vale:

 

As Ações

 

A Campanha “Reestatização da Vale – A Melhor Resposta” consiste em várias ações visando “devolver” a companhia ao Estado e ao povo brasileiro. A principal dessas ações e coletar assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional um Projeto de iniciativa popular nesse sentido – pela Constituição, o número de adeptos exigido para tal gira em torno de 1,3 milhão. Mas há outras: investir na possibilidade de um Decreto presidencial para esse fim, busca por apoios de ONGs (Organizações Não-Governamentais) ligadas principalmente ao meio ambiente e entidades de notória importância (como a OAB- Ordem dos Advogados do Brasil) ou de caráter nacionalista e de senadores, deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades.

Breve Histórico

A então Companhia Vale do Rio Doce foi criada pelo Governo (presidente Getúlio Vargas) em primeiro de junho de 1942, em Itabira (MG). Atua em 14 Estados da federação e, além de estradas de ferro e portos, detém grandes jazidas de minérios (nióbio, urânio, ouro e manganês entre eles). Em 1997, no Governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi privatizada, a “preço de banana” e num processo altamente controverso.

A Entidade Proponente

Surgida em 10 de novembro de 2009 – com termo de criação publicado pelo Diário Oficial da União em 13 de fevereiro de 2012 – a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (FESERP-MG) já tem uma bela história. Têm 79 sindicatos filiados, duas sedes (em Belo Horizonte – que funciona, além de escritório, como uma pousada, com toda a estrutura possível para receber sindicalistas a trabalho na capital mineira – e Juiz de Fora), 14 veículos entregues às regiões mais diversas de Minas (para que os sindicatos tenham um instrumento de apoio no trabalho de base e nas manifestações), assistência jurídica (com um corpo gabaritado de advogados), de Imprensa, contábil e administrativa. Isso sem contar o apoio político e, mais importante, a postura política da FESERP-MG, que se posiciona, sempre ao lado do servidor, e lança ações de cunho estadual, como – exemplos maiores – a Cruzada em Defesa dos Direitos dos Servidores e Contra as Demissões e a Cruzada pela Legalidade.

 

Endereços Eletrônicos e Contatos:

www.reestatizacaodavale.com.br / facebook.com/reestatizacaodavale

www.feserpmg.com.br

(31) 3653-7484 e (32) 3214-1316 –

imprensa@feserpmg.com.br / facebook.com/feserpmg

(32) 8855-0246 – 9182-8131 – 9911-8936 (Ailton Alves – Imprensa)

www.sinsemgv.com.br

(33) 3271-3025

www.csbbrasil.org.br

www.cspb.org.br