Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

FESERP-MG lança campanha pela reestatização da Vale do Rio Doce

(Governador Valadares – MG) – A FESERP-MG vai lançar, na terça-feira (08 de dezembro) uma campanha pela reestatização da Vale (ex-Companhia Vale do Rio Doce/CVRD), privatizada no Governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “É a melhor resposta ao que a Vale e suas subsidiárias vêm causando ao Brasil. Em busca de lucros exorbitantes a companhia se descuida perigosamente de suas obrigações fundamentais. E essa postura desagua, literalmente, em desastres ambientais como o rompimento de uma barragem em Mariana (MG), que destruiu vilarejos, acabou com a bacia hidrográfica do Rio Doce (foto), extinguiu fauna e flora e prejudicou enormemente e diretamente cerca de 3,5 milhões de pessoas. Devolver a exploração do minério, que tem que ser controlada, ao Governo Federal e exigir que o Estado assuma os compromissos sociais de outrora tem que ser uma aspiração de todo brasileiro”, afirmou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira. O lançamento da Campanha “Reestatização da Vale – A Melhor Resposta”, que ganhou o apoio imediato da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), será em Governador Valadares, uma espécie de “capital” do Vale do Rio Doce e a cidade mais populosa e mais prejudicada no trajeto da lama da Samarco – de Mariana (MG) a Regência/Linhares (ES).

A Campanha “Reestatização da Vale – A Melhor Resposta” consiste em várias ações visando “devolver” a companhia ao Estado e ao povo brasileiro. A principal dessas ações e coletar assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional um Projeto de iniciativa popular nesse sentido – pela Constituição, o número de adeptos exigido para tal gira em torno de 1,3 milhão. Mas há outras: investir na possibilidade de um Decreto presidencial para esse fim, busca por apoios de ONGs (Organizações Não-Governamentais) ligadas principalmente ao meio ambiente e entidades de notória importância (como a OAB- Ordem dos Advogados do Brasil) ou de caráter nacionalista e de senadores, deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades. “A FESERP-MG e a CSB não vão abrir mão de contar nessa luta com outras centrais, outras federações, confederações e sindicatos. O objetivo é comum: reverter uma situação que se mostra, no dia a dia, desastrosa para o Brasil e os brasileiros”, pontuou Cosme Nogueira.

Histórico – A então Companhia Vale do Rio Doce foi criada pelo Governo (presidente Getúlio Vargas) em primeiro de junho de 1942, em Itabira (MG). Atua em 14 Estados da federação e, além de estradas de ferro e portos, detém grandes jazidas de minérios (nióbio, urânio, ouro e manganês entre eles). Em 1997, no Governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi privatizada, a “preço de banana” e num processo altamente controverso.