Dia do Servidor Público, “Um bem valioso”
A FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Minas Gerais) parabeniza todos os servidores públicos do Estado e do país neste dia dedicado a eles. E também relembra as lutas eternas da categoria, se colocando ao lado do funcionalismo em todos os demais dias do ano.
Leia abaixo a saudação aos servidores neste Dia especial do presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira – e também uma análise sobre a situação atual dos trabalhadores.
Parabéns servidores públicos pelo seu dia!
Parabéns pela sua resistência!
No 28 de outubro comemoramos o Dia do Servidor Público. A comemoração se deve à grandeza da função e o ato heroico de exercê-la cotidianamente. O serviço público é indispensável para a sociedade. Sendo assim, o servidor público é um bem valioso. Imagine se por apenas um dia acordarmos com a ausência do serviço público em nossas vidas. Já pensou nisto? Pois bem, seria um caos. Não teríamos a coleta de lixo, os professores e demais profissionais da Educação não compareceriam às escolas, não teríamos os profissionais de saúde trabalhando, as repartições administrativas fechadas… Não teríamos segurança pública e como seria diante dessa realidade o nascimento das crianças e o sepultamento dos falecidos? Nem é bom pensar, pois seria uma suposição de fim de mundo. Sendo assim, fica fácil afirmar a importância dos servidores públicos em nossas vidas.
Mas, por que uma profissão tão necessária e importante não é valorizada? Por que este bem valioso que é o servidor público não é visto como deveria?
A resposta se deve a vários fatores. Podemos dizer que os interesses capitalistas são os grandes inimigos dos servidores públicos. A ambição pelo lucro faz com que as grandes corporações façam investidas contra as instituições públicas. A visão neoliberal representa isto. Neoliberalismo é Estado mínimo, ou seja, redução da presença do Estado perante o cidadão. As privatizações de grandes empresas públicas para o capital privado é um exemplo claro. São os interesses do capital privado que promovem a corrupção dentro da máquina pública – e isto também é um fator contrário aos servidores públicos.
Outro ponto é o despreparo de muitos políticos que são eleitos para exercerem a gestão pública e promovem verdadeiras catástrofes e tragédias administrativas, onde os mais prejudicados são os servidores, pois é o servidor que fica exposto ao sentimento de raiva e repulsa do cidadão no convívio diário. Nos dias atuais os servidores convivem com desvalorização salarial, assédio moral, ausência de condições dignas de trabalho e a investida permanente por retirada de direitos.
Reverenciamos a resistência das entidades representativas dos servidores, sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, que lutam em favor da categoria. Nossa repulsa para aqueles que não respeitam os servidores e desconhecem a sua importância.
O dia 28 de outubro é o marco de uma luta. Uma luta desigual, mas uma batalha que ainda não chegou ao final.
O 28 de outubro será sempre para nós, servidores públicos, o dia para lembrar à sociedade que o serviço público é imprescindível e indispensável. Já o servidor é um bem valioso que clama por sua valorização e pelo seu reconhecimento.
Cosme Nogueira
Presidente da FESERP-MG