Grevistas de Patos de Minas conseguem outra vitória
(Patos de Minas – MG) – Além da união e do movimento crescente, os servidores públicos municipais de Patos de Minas conseguiram outra importante vitória na manhã desta quinta-feira (27 de agosto), quarto dia de greve. Os vereadores presentes à manifestação em frente à sede da Prefeitura (João Bosco “Bosquinho”, José Osmar “Guigui” de Castro e Vicente de Paula Souza) anunciaram que a Câmara Municipal não votará nada até que o prefeito Pedro Lucas Rodrigues constitua uma equipe de negociação com os servidores. Essa postura será confirmada na reunião desta quinta-feira do Legislativo, com a presença dos funcionários públicos em greve.
Também no ato de hoje pela manhã, o presidente do Sindicato do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Patos de Minas (SINTRASP), Paulo Augusto Correa, prometeu derrubar, através do Departamento Jurídico da entidade, um Decreto do prefeito que prevê contratação de pessoal para substituir os grevistas nos postos de trabalho. “É totalmente irregular e fajuto esse Decreto. Não vamos perder essa causa”, disse. Ele também afirmou que vai entrar com ações de assédio moral contra a Administração Municipal, pois alguns secretários estariam cerceando e constrangendo setores do funcionalismo. A manifestação terminou com um abraço simbólico no prédio da Prefeitura e uma oração do Pai Nosso.
Os servidores de Patos de Minas estão em greve, desde segunda-feira (24 de agosto), reivindicando a manutenção da carga horária de seis horas (mudada para oito horas por Decreto do prefeito Pedro Lucas Rodrigues/PSD), reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A FESERP-MG e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) continuam na cidade (aliás, desde o último domingo – 23 de agosto) apoiando a greve, com o presidente Cosme Nogueira, o diretor de Finanças Airton Ribeiro (presidente do Sindicato dos Servidores de Varginha) e o assessor jurídico Eldbrendo Monteiro – em outros momentos também estiveram no município a assessora Alessandra Ramos Braga e o diretor regional Fausto da Silva Pereira (presidente do Sindicato dos Servidores de Patrocínio). “Esse é o papel de uma Federação atuante, de luta, que estará sempre presente onde o servidor precisar, em qualquer canto de Minas”, garantiu Cosme Nogueira. Para Paulo Augusto Correa, o apoio da FESERP-MG está sendo fundamental. “Só temos a agradecer, ao presidente Cosme e à sua equipe. Estamos nos sentindo amparados”, resumiu o presidente do SINTRASP.
VEJA NO SITE DA FEDERAÇÃO, www.feserpmg.com.br, GALERIAS DE FOTOS DA GREVE DOS SERVIDORES DE PATOS DE MINAS