Deu na Mídia – Sindicato de São Sebastião do Paraíso acusa prefeitura de não pagar a previdência
Fonte: Jornal O Tempo – Belo Horizonte, edição de terça-feira (4 de agosto)
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, na região Sul de Minas, estaria atrasando as contribuições previdenciárias de mais de 400 servidores segurados. Pelo menos é essa a acusação do Instituto de Previdência da cidade de São Sebastião do Paraíso (Inpar), que chegou a entrar na Justiça para obter o dinheiro. A entidade afirma que a dívida total da prefeitura com os aposentados é de cerca de R$ 2,4 milhões.
Segundo o presidente do Inpar, Rildo Domingos (foto), a prefeitura está sem pagar os repasses dos meses de junho e julho, além de outros montantes previstos pela lei federal. “Eles não estão pagando e causando muita dificuldade aos aposentados. A Justiça já determinou que eles precisam fazer esse pagamento até o dia 20 de todo mês, mas, mesmo assim, não fazem nada”, relata.
Questionada pela coluna Aparte do Jornal O Tempo, a assessoria da prefeitura, primeiramente, alegou que o custo pedido pelo Inpar é maior que o próprio repasse, fato que estaria dificultando as contribuições mensais por parte da administração municipal. Depois, a equipe de imprensa afirmou que o prefeito Rêmolo Aloise (PMDB) estava em viagem e, por isso, não poderia dar mais informações, precisando aguardar o retorno dele.
Por causa da situação, diversos sindicatos da região se reuniram, na semana passada, para decidir sobre a realização de protestos e atitudes a serem tomadas. Segundo o Inpar, caso a situação continue a mesma até próximo dia 14, com a prefeitura não pagando os aposentados, todas as entidades coligadas, incluindo dezenas de sindicatos e institutos, farão uma manifestação em São Sebastião do Paraíso.