FESERP-MG participa do Primeiro Encontro Nacional de Mulheres da CSPB
(Juiz de Fora – MG) – As presidentes dos sindicatos dos servidores públicos de Nova Serrana, Sônia Maria de Jesus, e Uberlândia, Naara Bernardelli, e a diretora financeira do Sindicato de Ribeirão das Neves. Maria Helena Fonseca Soares, representarão a FESERP-MG no I Encontro Nacional de Mulheres da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), que acontece na quinta-feira e sexta-feira (28 e 29 de agosto), em Luziânia (GO). O evento vai discutir o protagonismo da mulher nas relações sociais, políticas e sindicais. Eis a programação completa do Encontro:
28 de agosto
14h – Abertura
16h – Apresentação Audiovisual: Documentário “Maria Cheia de Dor” (curta metragem – 31 minutos)
17h – Palestra Magna – “O Processo de Empoderamento da Mulher nas Relações Sociais, Políticas e Sindicais” (Palestrantes: Eleonora Menicucci de Oliveira, Ministra da Secretária de Políticas para as Mulheres, e Monica Valente, da ISP/Brasil; Mediadora: Cínta Rangel Assumpção, da CSPB)
19h – Encerramento
21h – Jantar dançante
29 de agosto
8h30 – Palestra: “Reflexão sobre a Discriminação, o Assédio Moral e a Violência contra a Mulher” (Palestrantes: Aparecida Gonçalves, secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Luis Sérgio Lessi, assessor de Projetos do Centro Avançado de Estudos na Gestão Pública e Privada/Ceaesp; Mediadora: Dina Elisa Santos.
10h – Palestra: “Equidade de Gênero e Respeito à Diversidade Humana” (Palestrantes: Eurian da Nóbrega Leite, do ISP, e Ailma Maria de Oliveira, da CTB/GO; Mediador: José Hélio Borges, da CSPB
12h – Almoço
14h – Mesa com as representantes mulheres das centrais sindicais (NCST – CUT – CTB – UGT – CSB e CGTB). Tema: “O Papel da Mulher no Movimento Sindical” Mediadoras: Karla Lúcia Oliveira e Cíntia Rangel
16h – Cooffe break
16h20 – Atividade Cultural: Sessão de Cinema – “Norma Rae” (longa metragem com 1h50min – Um filme sobre a mulher e a luta sindical)
Atividade paralela com um pequeno grupo, para elaboração de uma carta em “Defesa dos Direitos da Mulher como Protagonista das Relações Sociais, Políticas e Sindicais”.
18h30 – Leitura e aprovação de carta em “Defesa dos Direitos das Mulheres como Protagonista nas Relações Sociais, Políticas e Sindicais”.
19h – Encerramento