Inaugurada sede da FESERP-MG em Belo Horizonte
(Belo Horizonte – MG) – Um evento grandioso, para um momento especial. Dessa forma pode ser resumida a inauguração da sede da FESERP-MG em Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (28/março). O espaço, um escritório/pousada (na Avenida Bernardo Vasconcelos, 1252-A, Bairro Cachoeirinha) ficou lotado, de sindicalistas (dirigentes das entidades filiadas) e grandes parceiros de todas as horas. E o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, não esqueceu nenhum deles em seus agradecimentos. “Sem a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) não haveria a FESERP-MG; sem os nossos sindicatos, que nos apoiam em todos os momentos, não haveria uma Federação forte e combativa, com escritório em Juiz de Fora e agora em Belo Horizonte; e sem nossos parceiros não haveria esse espaço na capital mineira. Tudo é um trabalho de equipe, de união, de persistência e de clareza de ideais”, disse Cosme Nogueira, visivelmente emocionado. A sede leva o nome do legendário sindicalista brasileiro Clodesmidt Riani, perseguido pela Ditadura Militar, que, ao discursar, deu o tom da festa, às vésperas dos 50 anos do Golpe de 1964. “Não me arrependo de nada. Sofri e fiz meus familiares sofrerem, mas lutei e sem luta nada se consegue”, disse. O presidente da CSB Antônio Neto foi na mesma linha e lembrou o pai, também perseguido pela Ditadura, no interior de São Paulo. “Foram momentos difíceis da vida, mas exemplos foram dados para a sociedade. Aqueles tempos maltrataram muitos corações”.
Porém, nem só as necessárias lembranças de um período difícil da vida nacional marcaram a inauguração da sede. Antônio Neto, o vice-presidente e o secretário-geral da CSB, José Avelino Pereira e Álvaro Hegea, e a segunda secretária da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) Marly Bertoline, fizeram questão de ressaltar o valor da luta sindical e a ascensão impressionante da FESERP-MG, que em pouquíssimo tempo conseguiu a filiação de 55 sindicatos (de todas as partes de Minas Gerais), mantém assistência jurídica e política ao filiados, adquiriu veículos para as regionais, realizou um Congresso estadual, inaugurou um escritório em Juiz de Fora e uma sede em Belo Horizonte.
Além de vários representantes de sindicatos filiados, estiveram presentes à inauguração da sede o deputado federal Lincoln Portela, o suplente de vereador em Belo Horizonte Moamed Rachid, o diretor da Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Rio de Janeiro (FASP-RJ), Valdecir Moreira de Freitas, os diretores da FEDETIA-MG (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitarias e Massas Alimentícias de Minas Gerais) Osvaldo Teófilo e Rogério Prado Ribeiro, o diretor da CSB Rosalvo Barbosa e os procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais José Silvério Perdigão e Edson Baeta.
(veja ao lado a galeria de fotos da inauguração)