Deu na mídia XXXVIII – Imprensa de Juiz de Fora destaca inauguração da sede da FESERP-MG em Belo Horizonte
(Fonte: Tribuna de Minas, edição de 28 de março de 2014):
Homenagem
O ex-deputado Clodesmidt Riani, 93 anos, continua recebendo homenagens. Hoje, em Belo Horizonte, ele vai emprestar seu nome à sede da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais. Em entrevista à Feserp-MG, Riani se considerou honrado. “Graças a Deus, já recebi muitas homenagens, mas esta é especial, principalmente porque sei que a federação está no caminho certo, e é uma entidade que faz defesa da classe trabalhadora.” O presidente da entidade, Cosme Nogueira, considera que é preciso preservar o nome de Riani para as próximas gerações.
(Fonte: Diário Regional, edição de 28 de março de 2014):
A sede…
A FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais), presidida pelo juiz-forano Cosme Nogueira, ex-presidente do SINSERPU-JF, inaugura hoje a sua sede em Belo Horizonte, em solenidade marcada para as 14h, no Bairro Cachoeirinha. A entidade nasceu em Juiz de Fora e tem escritório no município, mas o espaço na capital mineira era uma reivindicação antiga dos associados. O evento será prestigiado por vários sindicalistas de Minas, Rio, São Paulo, Paraná e Espírito Santo.
… o homenageado…
A sede belo-horizontina da FESERP-MG tem o nome do legendário sindicalista brasileiro Clodesmidt Riani. 93 anos, natural de Rio Casca (MG), radicado em Juiz de Fora, ele dedicou toda a sua vida à defesa dos direitos e das liberdades civis dos trabalhadores. Sua extensa militância sindical começou em 1949, em uma comissão de trabalhadores que discutiu os salários e benefícios das Empresas de Carris Urbano de Juiz de Fora. Em 1964, ano do Golpe Militar no Brasil, era presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (CNTI), do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), do Comando Estadual dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais (CET), e membro- adjunto do Bureau Internacional do Trabalho (de Genebra-Suíça). E também deputado estadual, pelo PTB, desde 1954. Foi preso e torturado pelo Regime Militar e teve seus direitos políticos e sindicais cassados. Condenado pelo Conselho Permanente da Justiça Militar a uma pena de 17 anos de reclusão, em regime fechado, passou cinco anos e nove meses na cadeia. Com a abertura política, em 1979, retomou as atividades sindicais e políticas, retornando à Assembléia Legislativa de Minas, em 1982, com uma expressiva votação para deputado estadual.
… e os beneficiados
A Federação tem hoje 56 sindicatos filiados, nas cidades mineiras de Aguanil, Alterosa, Araguari, Barroso, Buritizeiro, Camanducaia, Cambuquira, Campo Belo, Canápolis, Candeias, Carandaí, Carmo do Paranaíba, Carmo do Rio Claro, Cássia, Cataguases, Conceição do Rio Verde, Cristais, Cruzília, Dores do Indaiá, Esmeraldas, Guapé, Guaranésia, Guaxupé, Ijaci, Itabira, Itabirito, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Leopoldina, Matias Barbosa, Monte Belo, Nepomuceno, Nova Serrana, Oliveira, Pará de Minas, Paracatu, Patrocínio, Pirapora, Pitangui, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Rio Casca, Rio Pomba, Santa Vitória, Santana do Jacaré, São João Nepomuceno, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Senador Modestino Gonçalves, Serrania, Teófilo Otoni, Três Corações, Uberlândia, Varginha e Várzea da Palma.