Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Deu na mídia XXXVI – Inauguração da sede da FESERP-MG em Belo Horizonte é destaque na imprensa de Juiz de Fora

Riani dá nome à nova sede da FESERP em BH

(Fonte: Jornal Tribuna de Minas, portal, 26 de março de 2014)

O sindicalista juiz-forano Clodesmidt Riani., de 93 anos, dará nome à nova sede da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (Feserp-MG), em Belo Horizonte. O órgão, que já possui escritório em Juiz de Fora, vai inaugurar uma casa na capital, nessa sexta-feira (28), às 14h, aproveitando para homenagear Riani, que dedicou toda a sua vida à defesa dos direitos e das liberdades civis dos trabalhadores. “É o mínimo que nós podemos fazer diante do muito que ele merece, pela sua história, sua vida e sua luta na defesa da classe trabalhadora. Além disso, queremos que o nome de Clodesmidt Riani seja cada vez mais divulgado, também em Belo Horizonte, para que as futuras gerações saibam o quanto ele foi importante para a História do Brasil”, explicou o presidente da Feserp-MG, Cosme Nogueira.

Homenagem em BH

(Fonte: Jornal Tribuna de Minas, edição impressa, 27 de março de 2014)

Legendário sindicalista e ex-deputado, Clodesmidt Riani será homenageado em Belo Horizonte. A sede da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais, que será inaugurada nesta sexta, leva seu nome.

FESERP-MG inaugura sede em BH e homenageia Riani.

(Fonte: Diário Regional, edição de 27 de março de 2014)

A FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais), que já possui escritório em Juiz de Fora, inaugura amanhã, 28, sua sede em Belo Horizonte, em solenidade marcada para as 14h. O espaço, denominado Clodesmidt Riani (homenagem ao legendário sindicalista brasileiro), fica na Avenida Bernardo Vasconcelos, 1252, Bairro Cachoeirinha (próximo ao Minas Shopping) e possui, além do escritório, estrutura para servir de pousada para os sindicalistas do interior em viagem de trabalho à capital mineira.

“Estou bastante feliz e honrado. Graças a Deus já recebi muitas homenagens, mas essa é especial, principalmente porque sei que a Federação está no caminho certo e é uma entidade que faz o que prezei a minha vida toda, a defesa dos trabalhadores”, disse Riani. “É o mínimo que nós podemos fazer diante do muito que ele merece, pela sua história, sua vida e sua luta na defesa da classe trabalhadora. Além disso, queremos que o nome de Clodesmidt Riani seja cada vez mais divulgado, também em Belo Horizonte, para que as futuras gerações saibam o quanto ele foi importante para a História do Brasil”, rebateu o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.

O Homenageado – Mineiro de Rio Casca, radicado em Juiz de Fora, Clodesmidt Riani tem tem 93 anos e dedicou toda a sua vida à defesa dos direitos e das liberdades civis dos trabalhadores. Sua extensa militância sindical começou em 1949, em uma comissão de trabalhadores que discutiu os salários e benefícios das Empresas de Carris Urbano de Juiz de Fora. Em 1964, ano do Golpe Militar no Brasil, era presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (CNTI), do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), do Comando Estadual dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais (CET), e membro- adjunto do Bureau Internacional do Trabalho (de Genebra-Suíça). E também deputado estadual, pelo PTB, desde 1954. Foi preso e torturado pelo Regime Militar e teve seus direitos políticos e sindicais cassados.

Condenado pelo Conselho Permanente da Justiça Militar a uma pena de 17 anos de reclusão, em regime fechado, passou cinco anos e nove meses na cadeia. Com a abertura política, em 1979, retomou as atividades sindicais e políticas, retornando à Assembléia Legislativa de Minas, em 1982, com uma expressiva votação para deputado estadual.