Encontro discute futuras ações da FESERP-MG no Noroeste de Minas
(Paracatu-MG) – Uma reunião na tarde/noite desta quarta-feira (29 de janeiro) entre o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e diretores de sindicatos de servidores públicos municipais de cidades da Região Noroeste discutiu as futuras ações da Federação neste espaço de Minas Gerais. O debate reuniu Paracatu (já filiada à FESERP-MG, desde novembro), João Pinheiro e Unaí e as conversas não deixaram de fora outros municípios do entorno – Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia, Buritis, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Lagamar, Lagoa Grande, Santa Fé de Minas, Uruana de Minas e Vazante, entre elas.
O primeiro contato entre a Federação e os sindicalistas dessas cidades aconteceu em agosto, durante o I Encontro Regional dos Sindicatos dos Servidores Municipais de Noroeste de Minas. Nesta quarta-feira, Cosme Nogueira ratificou o que disse naquela ocasião: que “o crescimento e a consolidação da FESERP-MG ficarão ainda mais nítidos com a participação dos sindicatos do Noroeste de Minas e que a Federação dará todo o apoio possível às entidades municipais de luta pelos direitos dos trabalhadores”. Há, inclusive, a possibilidade de um dos veículos adquiridos pela FESERP-MG no ano passado servir, em sistema de rodízio, à região “capitaneada” por Paracatu – além do incremento do processo de regionalização da entidade. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de João Pinheiro (SINDSJOP) Helmio Resende Melo, por sua vez, destacou que, para ele, o principal é a integração da região através de uma Federação. Já o presidente do Sindicato dos Servidores Ativos e Inativos de Unaí (SINDSMAIU) Marcos “Marquinho” Roberto Pereira da Silva acredita que o fundamental é a existência de um escritório regional, que agregasse uma infraestrutura coletiva para a região – opinião compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Paracatu (SINDSPAR) Antônio Lúcio Souto Tormim.
Também participaram da reunião o diretor social Maurício Egídio Gonzaga e o assessor Carlos Baroneu do SINDSPAR, o tesoureiro do SINDSJOP Paulo Sérgio de Sousa e o assessor jurídico da FESERP-MG Eldbrendo Monteiro.